O corpo nas artes visuais: entrecruzamentos na formação inicial em educação especial

Autores

  • Thais Raquel da Silva Paz
  • Viviane Diehl

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373482648

Palavras-chave:

Formação docente, Cultura visual, Corpo

Resumo

O presente artigo é parte da pesquisa realizada com um grupo de docentes em formação inicial, do curso de Educação Especial, da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Compreendendo o corpo como um dispositivo capaz de suscitar a reflexão sobre as artes visuais e o contexto das colaboradoras, foram realizadas propostas no intuito de problematizar e compreender como elas podem (re)construir suas subjetividades docentes a partir da educação em artes visuais. Os autores BARBOSA (2003); GREINER (2008); HERNÁNDEZ (2010); LARROSA (2002); LOPONTE (2007); MARTINS (2009); OLIVEIRA (2009), dentre outros, contribuíram com a tessitura teórica desta pesquisa. Ao procurar conhecer sobre o potencial da educação das artes visuais na (re)conceituação da formação docente foi possível compreender a importância de uma experiência que nos passe, nos toque e nos aconteça, reverberando na constituição da formação de cada uma das colaboradoras da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Raquel da Silva Paz

Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria/RS

Viviane Diehl

Mestre em Educação pela UPF. Docente do curso de Artes Visuais da UFSM, Arte-educadora e assessora do Curso de Artes Visuais da UNOESC-SC

Referências

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998. 200p.

BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino de arte. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003. 184p.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. 394p.

CANTON, Katia. Narrativas enviesadas. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009. 64p.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1998. 165p.

COCCHIARALE, Fernando. Quem tem medo da arte contemporânea. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2006. 76p.

DELEUZE, Gilles. Empirismo e subjetividade: ensaio sobre a natureza humana segundo Hume. Tradução de Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Ed. 34, 2001. 160p.

FREITAS, Soraia Napoleão. Sob a ótica da diversidade e da inclusão: discutindo a prática educativa com alunos com necessidades educacionais especiais e a formação docente. In: FREITAS, Soraia Napoleão (org). Tendências contemporâneas de inclusão. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2008. pp. 19-30.

GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. 3. ed. São Paulo: Annablume, 2008. 150p.

HERNÁNDEZ, Fernando. Para a Erina ninguém diz nada... E nós não podemos fazer o que queremos: A educação da cultura visual na educação infantil. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (orgs). Cultura visual e infância: quando as imagens invadem a escola. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2010. pp. 71-85.

LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação. n. 19, Jan/Fev/Mar/Abr, 2002. pp. 20-28.

LOPONTE, Luciana Gruppelli. Arte da docência em arte: desafios contemporâneos. In: OLIVEIRA, Marilda Oliveira de (org). Arte, educação e cultura. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2007. pp. 231-249.

MARTINS, Alice Fátima. Da educação artística à educação para a cultura visual: Revendo percursos, refazendo pontos, puxando alguns fios dessa meada... In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (orgs). Educação da cultura visual: narrativas de ensino e pesquisa. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2009. pp. 101-117.

MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (orgs). Educação da cultura visual: narrativas de ensino e pesquisa. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2009. 272p.

MESQUITA, Cristiane. Moda Contemporânea: quatro ou cinco conexões possíveis. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2004. 128p.

OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. O papel da Cultura Visual na formação inicial em Artes Visuais. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (orgs). Educação da cultura visual: narrativas de ensino e pesquisa. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2009. pp. 213-224.

ROSA, Aline Nunes da. Narrativas fílmicas e educação da artes visuais – percursos, afetos e bricolagens na formação inicial de professores. 163f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010. 163p.

SILVA; Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. 133p.

ANA MENDIETA. http://www.virginiamiller.com/exhibitions/1990s/AnaMendieta.html

BENETON. http://boquiaberto.wordpress.com/2009/03/30/a-classica-campanhabenetton/

CINDY SHERMAN. http://www.cindysherman.com/art.shtml

CLAUDIA CASARINO. http://claudiacasarino.com/index.html

EUNICE ORLAN. http://omnia-mecum-porto.blogspot.com/2009/01/em-2009.html

LILLY MCELROY. www.lillymcelroy.com

LORETTA LUX. http://www.lorettalux.de/

NAZARETH PACHECO. http://www.muvi.advant.com.br/artistas/n/nazareth_pacheco/nazareth_pacheco.htm

http://www.muvi.advant.com.br/artistas/n/nazareth_pacheco/nazareth_pacheco.htm

RODRIGO BRAGA. http://www.rodrigobraga.com.br/

Downloads

Publicado

2011-03-11

Como Citar

Paz, T. R. da S., & Diehl, V. (2011). O corpo nas artes visuais: entrecruzamentos na formação inicial em educação especial. Revista Digital Do LAV, 6(6), 066–090. https://doi.org/10.5902/198373482648