Educação das artes visuais: corpo, subjetividades e diferenças na perspectiva da fotografia

Thais Raquel da Silva Paz

Resumo


Este artigo trata da abordagem de questões sobre corpo e subjetividades do educando através da linguagem da fotografia no ensino de arte na escola. Partindo da idéia de que a fotografia tem uma presença habitual na vida das pessoas, seja em um álbum de família, em jornais, em revistas ou em páginas e blogs pessoais que circulam pela internet, a pesquisa buscou mostrar outra perspectiva da fotografia como inserção na educação das artes visuais. E a partir dela, problematizar com os educandos a necessidade de refletir o que e como representamos para a sociedade na qual vivemos.


Palavras-chave


Educação das artes visuais; Fotografia; Corpo; Subjetividade

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Cláudia Zamboni de. As relações arte/tecnologia no ensino da arte. In: PILLAR, Analice Dutra (org). A educação do olhar no ensino das artes. 2ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2001. pp. 71-84.

CHIARELLI, Tadeu. Arte internacional brasileira. 2ª ed. São Paulo: Lemos-Editorial, 2002. 311 p.

FARINA, Cynthia. Arte, Corpo e Subjetividade: Experiência Estética e Pedagogia. Revista Digital Art&. Ano IV, 2006, No. 05. Disponível em: http://www.revista.art.br/site-numero-05/apresentacao.html Acessado em: 27 de maio de 2008. 9 p.

GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Editora Vozes, 1985. 233 p.

HERNÁNDEZ, Fernando. La construcción permanente de un campo no disciplinar. La Puerta, Publicación de Arte y Diseño, 2, 2006. pp. 87-97.

JEUDY, Henri-Pierre. O corpo como objeto de arte. São Paulo: Estação Liberdade, 2002. 184 p.

KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Tradução: Anne Marie Davée. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, SA, 2002. 239 p.

LANIER, Vincent (1984). Devolvendo arte à arte-educação. In: BARBOSA, Ana Mae (org). Arte-Educação: Leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 2001. pp. 42-55.

MEIRA, Marly Ribeiro. Educação estética, arte e cultura do cotidiano. In: PILLAR, Analice Dutra (Org). A educação do olhar no ensino das artes. 2.ed. Porto Alegre: Mediação, 2001. p.119-140.

NOVAES, Adauto. O Olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1988. 495 p.

PIMENTEL, Lucia Gouvêa. Tecnologias Contemporâneas e o Ensino da Arte. In: BARBOSA, Ana Mae (org). Inquietações e mudanças no Ensino da Arte. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2003. pp. 113-121.

SILVA; Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. 136 p.




DOI: https://doi.org/10.5902/198373482199

 
 
 
DOI: Digital Object Identifier 10.5902/19837348

Qualis B1

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).

Acessos a partir de 17/09/2015

CopySpider - Software Anti-plagio