O corpo nas artes visuais: entrecruzamentos na formação inicial em educação especial

Autores/as

  • Thais Raquel da Silva Paz
  • Viviane Diehl

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373482648

Palabras clave:

Formação docente, Cultura visual, Corpo

Resumen

O presente artigo é parte da pesquisa realizada com um grupo de docentes em formação inicial, do curso de Educação Especial, da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Compreendendo o corpo como um dispositivo capaz de suscitar a reflexão sobre as artes visuais e o contexto das colaboradoras, foram realizadas propostas no intuito de problematizar e compreender como elas podem (re)construir suas subjetividades docentes a partir da educação em artes visuais. Os autores BARBOSA (2003); GREINER (2008); HERNÁNDEZ (2010); LARROSA (2002); LOPONTE (2007); MARTINS (2009); OLIVEIRA (2009), dentre outros, contribuíram com a tessitura teórica desta pesquisa. Ao procurar conhecer sobre o potencial da educação das artes visuais na (re)conceituação da formação docente foi possível compreender a importância de uma experiência que nos passe, nos toque e nos aconteça, reverberando na constituição da formação de cada uma das colaboradoras da pesquisa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thais Raquel da Silva Paz

Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria/RS

Viviane Diehl

Mestre em Educação pela UPF. Docente do curso de Artes Visuais da UFSM, Arte-educadora e assessora do Curso de Artes Visuais da UNOESC-SC

Citas

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998. 200p.

BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino de arte. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003. 184p.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. 394p.

CANTON, Katia. Narrativas enviesadas. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009. 64p.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1998. 165p.

COCCHIARALE, Fernando. Quem tem medo da arte contemporânea. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2006. 76p.

DELEUZE, Gilles. Empirismo e subjetividade: ensaio sobre a natureza humana segundo Hume. Tradução de Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Ed. 34, 2001. 160p.

FREITAS, Soraia Napoleão. Sob a ótica da diversidade e da inclusão: discutindo a prática educativa com alunos com necessidades educacionais especiais e a formação docente. In: FREITAS, Soraia Napoleão (org). Tendências contemporâneas de inclusão. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2008. pp. 19-30.

GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. 3. ed. São Paulo: Annablume, 2008. 150p.

HERNÁNDEZ, Fernando. Para a Erina ninguém diz nada... E nós não podemos fazer o que queremos: A educação da cultura visual na educação infantil. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (orgs). Cultura visual e infância: quando as imagens invadem a escola. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2010. pp. 71-85.

LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação. n. 19, Jan/Fev/Mar/Abr, 2002. pp. 20-28.

LOPONTE, Luciana Gruppelli. Arte da docência em arte: desafios contemporâneos. In: OLIVEIRA, Marilda Oliveira de (org). Arte, educação e cultura. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2007. pp. 231-249.

MARTINS, Alice Fátima. Da educação artística à educação para a cultura visual: Revendo percursos, refazendo pontos, puxando alguns fios dessa meada... In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (orgs). Educação da cultura visual: narrativas de ensino e pesquisa. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2009. pp. 101-117.

MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (orgs). Educação da cultura visual: narrativas de ensino e pesquisa. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2009. 272p.

MESQUITA, Cristiane. Moda Contemporânea: quatro ou cinco conexões possíveis. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2004. 128p.

OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. O papel da Cultura Visual na formação inicial em Artes Visuais. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (orgs). Educação da cultura visual: narrativas de ensino e pesquisa. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2009. pp. 213-224.

ROSA, Aline Nunes da. Narrativas fílmicas e educação da artes visuais – percursos, afetos e bricolagens na formação inicial de professores. 163f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010. 163p.

SILVA; Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. 133p.

ANA MENDIETA. http://www.virginiamiller.com/exhibitions/1990s/AnaMendieta.html

BENETON. http://boquiaberto.wordpress.com/2009/03/30/a-classica-campanhabenetton/

CINDY SHERMAN. http://www.cindysherman.com/art.shtml

CLAUDIA CASARINO. http://claudiacasarino.com/index.html

EUNICE ORLAN. http://omnia-mecum-porto.blogspot.com/2009/01/em-2009.html

LILLY MCELROY. www.lillymcelroy.com

LORETTA LUX. http://www.lorettalux.de/

NAZARETH PACHECO. http://www.muvi.advant.com.br/artistas/n/nazareth_pacheco/nazareth_pacheco.htm

http://www.muvi.advant.com.br/artistas/n/nazareth_pacheco/nazareth_pacheco.htm

RODRIGO BRAGA. http://www.rodrigobraga.com.br/

Publicado

2011-03-11

Cómo citar

Paz, T. R. da S., & Diehl, V. (2011). O corpo nas artes visuais: entrecruzamentos na formação inicial em educação especial. Revista Digital Do LAV, 6(6), 066–090. https://doi.org/10.5902/198373482648