Arte relacional inclusiva (por uma escrita com a deficiência e com a loucura)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734868459

Palavras-chave:

Artesanias do pensamento, Arte narrativa, Arte relacional inclusiva, Deficiência, Loucura

Resumo

Artesaniamos conceitos enquanto pesquisamos, em meio à pesquisa e a vida das pesquisadoras. Os conceitos fazem parte dos dados produzidos por um Projeto de ensino, pesquisa e extensão vinculado à uma Universidade Federal e que se relaciona com trabalhadoras da educação, da saúde e as usuárias destes serviços públicos. Artesaniamos encontros com essas colaboradoras a fim de produzir sensações e sentidos para os modos de ser, aprender e narrar a deficiência e a loucura. Neste texto estão recortes das Artesanias do Pensamento extraídos de nossos arquivos Entre os meses de maio de 2020 e maio de 2021. Marcamos as ambivalências e as complexidades potenciais das Entre Experiências e as variações potenciais das Artes Narrativas. Quando compomos com a comunidade criamos modos - ético, estético, políticos - de ser, narrar e aprender na diferença. A pandemia da Covid-19 mobilizou a pesquisa na produção de uma Arte relacional inclusiva, em uma Universidade que pode inventariar e mobilizar composições em meio ao caos sanitário e social que vivemos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Noal Gai, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Educação Especial com Especialização em Educação Especial (UFSM), é Mestre em Educação (UFSM e UFRGS) e Doutora em Educação (UFRGS). Atuou na Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal do Pará, Fundação Oswaldo Cruz - Instituto Leônidas e Maria Deane. No momento atua na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) como Professora Adjunta da Faculdade de Educação (FACED). Dentre as áreas de pesquisa e atuação constam: Educação Especial, Saúde Mental Coletiva e Arte. E, atualmente, as temáticas e conceitos pesquisados são Educação Inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado, Saúde Mental Antimanicomial, Artesanias da Diferença.

Aline Milena Castro Matos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista de Iniciação Científica PROBIC/UFRGS da Pesquisa Entre Artesanias. Trabalhadora de Centro de Atenção Psicossocial Adulto no Hospital de Clínicas de Porto Alegre/RS.

Referências

ABRAMOVIC, Marina. MAI. Disponível em: https://mai.art/. Acesso em janeiro de 2021.

Cadore, Paula; Gai, Daniele Noal Gai et al. Artesaniando possibilidades de acolhimento de Norte a Sul: entre experiências pandêmicas na saúde e na educação. Revista Climacom. Disponível em: http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/. Acesso em 29 out de 2021.

CORAZZA, Sandra Mara. Breviário dos sonhos em educação. São Leopoldo: Oikos, 2019.

CORAZZA, Sandra Mara; et al. Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v40n4/11.pdf. Acesso em janeiro de 2021.

HOOKS, Bell. Ensinando a Transgredir. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.

HOOKS, Bell. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra. São Paulo: Elefante, 2019.

KILOMBA, Grada. Desobediências Poéticas. Disponível em: http://pinacoteca.org.br/wp-content/uploads/2019/07/AF06_gradakilomba_miolo_baixa.pdf. Acesso em janeiro de 2021.

OHNO, Kazuo. Treino e(m) poema. São Paulo: n-1 Edições, 2016.

OLIVEIRA, Marilda Oliveira de; PAZ, Thais Raquel da Silva. Outros rumos na formação docente em artes visuais – Para onde caminhamos? Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/10591. Acesso em janeiro de 2021.

ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina; Editora da Ufrgs, 2011.

ROLNIK, Suely. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n-1 edições, 2018.

ZORDAN, Paola. Gaia Educação: arte e filosofia da diferença. Curitiba: Appris, 2019.

Downloads

Publicado

2022-07-12 — Atualizado em 2022-09-06

Versões

Como Citar

Gai, D. N., & Matos, A. M. C. (2022). Arte relacional inclusiva (por uma escrita com a deficiência e com a loucura). Revista Digital Do LAV, 15, e13/ 1–15. https://doi.org/10.5902/1983734868459 (Original work published 12º de julho de 2022)