Arte relacional inclusiva (por uma escrita com a deficiência e com a loucura)
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734868459Parole chiave:
Artesanias do pensamento, Arte narrativa, Arte relacional inclusiva, Deficiência, LoucuraAbstract
Artesaniamos conceitos enquanto pesquisamos, em meio à pesquisa e a vida das pesquisadoras. Os conceitos fazem parte dos dados produzidos por um Projeto de ensino, pesquisa e extensão vinculado à uma Universidade Federal e que se relaciona com trabalhadoras da educação, da saúde e as usuárias destes serviços públicos. Artesaniamos encontros com essas colaboradoras a fim de produzir sensações e sentidos para os modos de ser, aprender e narrar a deficiência e a loucura. Neste texto estão recortes das Artesanias do Pensamento extraídos de nossos arquivos Entre os meses de maio de 2020 e maio de 2021. Marcamos as ambivalências e as complexidades potenciais das Entre Experiências e as variações potenciais das Artes Narrativas. Quando compomos com a comunidade criamos modos - ético, estético, políticos - de ser, narrar e aprender na diferença. A pandemia da Covid-19 mobilizou a pesquisa na produção de uma Arte relacional inclusiva, em uma Universidade que pode inventariar e mobilizar composições em meio ao caos sanitário e social que vivemos.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ABRAMOVIC, Marina. MAI. Disponível em: https://mai.art/. Acesso em janeiro de 2021.
Cadore, Paula; Gai, Daniele Noal Gai et al. Artesaniando possibilidades de acolhimento de Norte a Sul: entre experiências pandêmicas na saúde e na educação. Revista Climacom. Disponível em: http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/. Acesso em 29 out de 2021.
CORAZZA, Sandra Mara. Breviário dos sonhos em educação. São Leopoldo: Oikos, 2019.
CORAZZA, Sandra Mara; et al. Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v40n4/11.pdf. Acesso em janeiro de 2021.
HOOKS, Bell. Ensinando a Transgredir. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.
HOOKS, Bell. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra. São Paulo: Elefante, 2019.
KILOMBA, Grada. Desobediências Poéticas. Disponível em: http://pinacoteca.org.br/wp-content/uploads/2019/07/AF06_gradakilomba_miolo_baixa.pdf. Acesso em janeiro de 2021.
OHNO, Kazuo. Treino e(m) poema. São Paulo: n-1 Edições, 2016.
OLIVEIRA, Marilda Oliveira de; PAZ, Thais Raquel da Silva. Outros rumos na formação docente em artes visuais – Para onde caminhamos? Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/10591. Acesso em janeiro de 2021.
ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina; Editora da Ufrgs, 2011.
ROLNIK, Suely. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n-1 edições, 2018.
ZORDAN, Paola. Gaia Educação: arte e filosofia da diferença. Curitiba: Appris, 2019.
##submission.downloads##
Pubblicato
Versioni
- 2022-09-06 (2)
- 2022-07-12 (1)