Duas contadoras de histórias: entrecruzamentos entre arte e educação especial

Autores

  • Daniela Medeiros
  • Daniele Noal Gai

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373482171

Palavras-chave:

Arte, Educação Especial, Intervenção cênico-pedagógica

Resumo

O artigo aborda algumas fissuras entre o entrecruzamento Arte - Educação Especial embasando-se em uma experiência vivenciada em minha graduação em Educação Especial durante o estágio de déficit cognitivo. Tal estágio se deu em uma turma de classe especial de uma escola pública do município de Santa Maria/RS/Brasil, salientando que durante todo este período de experimentações pude contar com a participação e presença de uma amiga e colega de estágio (Pati) e também com as orientações de uma professora (Daniele). Para tanto, o trabalho que aqui apresento será explanado no plural, visto que os momentos geradores de tal escrita envolvem tantas outras pessoas além de mim, envolvem amigas, professoras, alunos e até mesmo personagens, compreendendo a proposta geradora do processo. A proposta deste estágio buscou as Artes como um novo pressuposto de investigação e prática na área da Educação Especial, assim como na constituição de sujeitos marcados pelo rótulo do déficit cognitivo. Partindo da literatura usou-se das Artes Visuais e Cênicas como aliadas no processo de busca pelo conhecimento, gerando momentos e sensações ainda desconhecidos por alguns alunos. Buscamos outras formas possíveis e até mesmo arriscadas de instigar e provocar esta busca, a busca pelo novo, pelo desconhecido, pelo conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Medeiros

Educadora Especial

Daniele Noal Gai

Professora Substituta do Departamento de Educação Especial, UFSM

Referências

BARROS. Diana Luz Pessoa de, FIORIN, José Luiz. Dialogism o, Polifonia, Intertextualidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003.

CORAZZA, Sandra Mara. Artistagens – Filosofia da diferença e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

KASTRUP, Virgínia. A aprendizagem da atenção na cognição inventiva. Revista Psicologia e Sociedade, 2004, vol.16, nº 3. Disponível em: http://www.psicologia.ufrj.br/pospsi/aprendizagem.pdf. Acesso em: 12/02/2009.

KASTRUP, Virgínia. Cartografias Literárias. Revista do Departamento de Psicologia da UFF, 2002. Disponível em: http://www.psicologia.ufrj.br/pospsi/cartografias.pdf. Acesso

em: 12/02/2009.

LARROSA, Jorge e SKLIAR, Carlos. Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

LOPES, M. C., DAL’IGNA, M. C. I n/ Exclusão nas tram as da escola. Canoas: Ed. ULBRA, 2007.

SALVADOR, César Coll. Aprendizagem Escolar e Construção do Conhecim ento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

SPRITZER, Mirna. A form ação do ator – um diálogo de ações. Porto Alegre: Mediação, 2003.

STANISLAVSKI, Constantin. A construção da personagem . Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Downloads

Publicado

2010-10-25

Como Citar

Medeiros, D., & Gai, D. N. (2010). Duas contadoras de histórias: entrecruzamentos entre arte e educação especial. Revista Digital Do LAV, 2(2), 196–214. https://doi.org/10.5902/198373482171