Estágio de docência e experimentações estéticas em aulas de arte-educação
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734836655Palavras-chave:
Estágio de Docência, Experimentações estéticas, Arte-educaçãoResumo
O texto reflete sobre duas experiências de Estágio de Docência em turmas de Pedagogia de uma universidade pública estadual do Ceará, na disciplina Arte-educação. Reflexões estas que estão embasadas em vivências estético-formativas ocorridas durante as aulas dessa disciplina. O objetivo deste trabalho é analisar a dimensão formativa do Estágio de Docência de duas mestrandas no viés da intervenção crítica, propositiva e criativa em Arte-educação. Autores de referência como Buriolla (1995), Pimenta (2006), Freire (2006), Moraes (2016), Vázquez (1977), dentre outros, fundamentam teoricamente este estudo. A discussão guia-se pelos diários de campo de duas estagiárias, transformados em relatos que são analisados criticamente, vislumbrando o delineamento da perspectiva formativa de docentes. Aponta-se, como resultados da investigação, a percepção do estímulo ao aperfeiçoamento de estudantes de Mestrado para o exercício da profissão docente, bem como do envolvimento dos estudantes de graduação em ações estético-pedagógicas propostas na disciplina Arte-educação.
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