Estágio de docência e experimentações estéticas em aulas de arte-educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734836655

Palavras-chave:

Estágio de Docência, Experimentações estéticas, Arte-educação

Resumo

O texto reflete sobre duas experiências de Estágio de Docência em turmas de Pedagogia de uma universidade pública estadual do Ceará, na disciplina Arte-educação. Reflexões estas que estão embasadas em vivências estético-formativas ocorridas durante as aulas dessa disciplina. O objetivo deste trabalho é analisar a dimensão formativa do Estágio de Docência de duas mestrandas no viés da intervenção crítica, propositiva e criativa em Arte-educação. Autores de referência como Buriolla (1995), Pimenta (2006), Freire (2006), Moraes (2016), Vázquez (1977), dentre outros, fundamentam teoricamente este estudo. A discussão guia-se pelos diários de campo de duas estagiárias, transformados em relatos que são analisados criticamente, vislumbrando o delineamento da perspectiva formativa de docentes. Aponta-se, como resultados da investigação, a percepção do estímulo ao aperfeiçoamento de estudantes de Mestrado para o exercício da profissão docente, bem como do envolvimento dos estudantes de graduação em ações estético-pedagógicas propostas na disciplina Arte-educação.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Moraes, Universidade Estadual do Ceará

Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Pós-doutoranda em Educação (UFC). Doutora em Educação pela – Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Lider do Grupo de Pesquisa: Investigações em Arte, Ensino e História – IARTEH (Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE-UECE). Vinculada ao Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação - MAIE/UECE.

Juliane Gonçalves Queiroz, UECE

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará – UECE e graduanda em Dança pela Universidade Federal do Ceará – UFC.

Izabel Cristina Soares da Silva Lima, UECE

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Estadual do Ceará ? PPGE/UECE. Especialização em Arte-Educação com ênfase em Música ? Faculdade Vale do Jaguaribe (FVJ). Especialização em Gestão Escolar - Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciatura em História ? Universidade Federal do Ceará (UFC), Graduanda em Licenciatura em Artes Visuais ? Universidade Estadual do Ceará (UECE). Grupo de Pesquisa: Investigação em Arte, Ensino e História (IARTEH/UECE). Gestora em exercício da EMEF Maestro Eleazar de Carvalho, (Maracanaú-Ceará).

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Publicado

2019-12-15

Como Citar

Moraes, A. C., Queiroz, J. G., & Lima, I. C. S. da S. (2019). Estágio de docência e experimentações estéticas em aulas de arte-educação. Revista Digital Do LAV, 12(3), 112–133. https://doi.org/10.5902/1983734836655