Experiências educativas com narrativa fílmica: problematizando o cinema em sala de aula

Jéssica Maria Freisleben, Milena Regina Duarte Corrêa

Resumo


Este trabalho intenta apresentar experiências educativas de problematização de uma narrativa fílmica no ambiente escolar. Configura-se como relato de experiência docente no âmbito da escola pública, com jovens estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, com idade entre 14 e 16 anos. A escola é integrante da rede municipal de educação, da cidade de Santa Maria/RS.  A experiência é focada nas questões disparadas pelo encontro com o filme “A Invenção de Hugo Cabret” assistido com duas turmas, nelas buscou-se possibilidades de inventar inusitadas tessituras e relançar outras problematizações com e para os filmes. A perspectiva narrativa foi escolhida para integrar essa investigação, visto que ao narrarmos fazemos escolhas já que narramos de acordo com nossa visão e entendimento de mundo.

 

Enviado em: 06 de junho de 2017.

Aprovado em: 13 de julho de 2017.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1983734827904

 
 
 
DOI: Digital Object Identifier 10.5902/19837348

Qualis B1

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.

Acessos a partir de 17/09/2015