Experiências educativas com narrativa fílmica: problematizando o cinema em sala de aula

Autores

  • Jéssica Maria Freisleben Universidade Federal de Santa Maria
  • Milena Regina Duarte Corrêa Universidade Federal de Santa Maria/RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734827904

Palavras-chave:

Narrativas fílmicas, Experiência docente, Artes visuais

Resumo

Este trabalho intenta apresentar experiências educativas de problematização de uma narrativa fílmica no ambiente escolar. Configura-se como relato de experiência docente no âmbito da escola pública, com jovens estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, com idade entre 14 e 16 anos. A escola é integrante da rede municipal de educação, da cidade de Santa Maria/RS.  A experiência é focada nas questões disparadas pelo encontro com o filme “A Invenção de Hugo Cabret” assistido com duas turmas, nelas buscou-se possibilidades de inventar inusitadas tessituras e relançar outras problematizações com e para os filmes. A perspectiva narrativa foi escolhida para integrar essa investigação, visto que ao narrarmos fazemos escolhas já que narramos de acordo com nossa visão e entendimento de mundo.

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Biografia do Autor

Jéssica Maria Freisleben, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Artes Visuais, pela Universidade Federal de Santa Maria/RS.

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria/RS.

Milena Regina Duarte Corrêa, Universidade Federal de Santa Maria/RS

Acadêmica do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria/RS.

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Publicado

2017-08-25

Como Citar

Freisleben, J. M., & Corrêa, M. R. D. (2017). Experiências educativas com narrativa fílmica: problematizando o cinema em sala de aula. Revista Digital Do LAV, 10(2), 107–119. https://doi.org/10.5902/1983734827904