Jogos digitais como recurso de Tecnologia Assistiva: estímulo ao controle inibitório de um estudante com paralisia cerebral em face do modelo de interação cognitiva jogo-jogador
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644491629Palavras-chave:
Paralisia Cerebral, Jogo Digital, Controle InibitórioResumo
Tem-se como objetivo analisar a efetivação dos jogos digitais como recursos de Tecnologia Assistiva no aprimoramento do controle inibitório de um estudante com paralisia cerebral, usando como referência o Modelo de Interação Cognitiva Jogo-Jogador. Como procedimento de coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: a) Formulário de informações sobre o participante; b) Teste de Stroop; e, c) Aplicação e avaliação dos jogos digitais como recursos Tecnologia Assistiva. Ocorreram 16 sessões de aplicações dos jogos digitais em dispositivo móvel do tipo tablet, com um participante com paralisia cerebral espástica, com classificações do GMFCS - IV; MACS - III e; CFCS - II. Para aplicação dos jogos digitais foram requeridos o plano inclinado e estratégias de ensino específicas. O Teste de Stroop indicou melhora na pontuação do participante. No item "Leitura de Palavras", suas respostas aumentaram de 9 para 28 no pós-teste, com 26 corretas e 2 incorretas. Já no item "Nomeação de Cor", passou de 29 para 47 respostas no pós-teste, com 45 corretas e 2 incorretas. Concluiu-se que a utilização de jogos digitais seguindo o modelo de Interação Cognitiva Jogo-Jogador, pode ser caracterizado como um recurso de Tecnologia Assistiva, desempenhando um papel significativo na promoção da inclusão social, autonomia e independência desses estudantes, bem como melhora no controle inibitório por meio do uso de jogos digitais.
Referências
AAMODT, Sandra. WANG, Sam. Bem-vindo ao cérebro do seu filho: como a mente se desenvolve desde a concepção até a faculdade. São Paulo: Cultrix, 2013.
MARQUES, Ana Paula Pissarra; AMARAL, Alison Vanessa Morroni; PANTANO, Telma. Treino de funções executivas e aprendizado. São Paulo: Manole, 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes de atenção à pessoa com paralisia cerebral / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 80 p. Disponível em:<https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_atencao_paralisia_cerebral.pdf>. Acesso em 14 fev. 2025.
CASTRO, São Luís; CUNHA, Luís S.; MARTINS, Luíza. (2000) [on-line]. Teste Stroop Neuropsicológico em Português. Série Avaliação Psicológica LFA3, Fevereiro 2000, revisto Março 2009, 8 p. Disponivel em: <https://hdl.handle.net/10216/9191>. Acesso em: 02 fev. 2025.
CURY, Valéria Cristina Rodrigues; BRANDÃO, Marina de Brito. Reabilitação em paralisia cerebral. Rio de Janeiro:MedBook, 2011.
DYE, Matthew William Geoffrey; BAVELIER, Daphne. Differential development of visual attention skills in school-age children. Vision Research, v. 50, n. 4, p. 452-459, 2010. Disponível em:<https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2824025/> Acesso em: 18 abr. 2025.
DIAMOND, Adele. Executive functions. Annual Review of Psychology, v. 64, p. 135-168, 2013. Doi: 10.1146/annurev-psych-113011-143750 [GS Search]. Disponível em: <https://www.annualreviews.org/doi/10.1146/annurev-psych-113011-143750>. Acessado em: 20 nov. 2024.
ELIASSON, Ann-Christin; KRUMLINDE-SUNDHOLM, Lena; ROSBLAD, Birgit; et al. The Manual Ability Classification System (MACS) for children with cerebral palsy: scale development and evidence of validity and reliability Developmental Medicine and Child Neurology. v.48 p.549-554, 2006.
JOHANN, Verena E., KARBACH, Julia. Effects of game-based and standard executive control training on cognitive and academic abilities in elementary school children. Dev Sci. 2020 Jul;23(4):e12866. doi: 10.1111/desc.12866. Epub 2019 Jun 26. PMID: 31132209. Disponível em:<https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31132209/>. Acesso em: 31 mar 2025.
GUERRA, Avaetê de Lunetta e Rodrigues.; STROPARO, Telma Regina; COSTA, Michel da; CASTRO JÚNIOR, Francisco Pires de; LACERDA JÚNIOR, Orivaldo da Silva.; BRASIL, Melca Moura; CAMBA, Mariangela. Pesquisa qualitativa e seus fundamentos na investigação científica. Revista de Gestão e Secretariado, [S. l.], v. 15, n. 7, p. e4019 , 2024. DOI: 10.7769/gesec.v15i7.4019. Disponível em: https://ojs.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/4019. Acesso em: 28 jul. 2025.
GONCALVES, Adriana Garcia; BRACCIALLI, Lígia Maria Presumido; CARVALHO, Sebastião Marcos Ribeiro de. Desempenho motor de aluno com paralisia cerebral discinética frente à adaptação das propriedades físicas de recurso pedagógico. Rev. bras. educ. espec., Marília , v. 19, n. 02, p. 257-272, ago. 2013 . Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382013000200009&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 07 abr. 2025.
HIDECKER, Mary Jo Cooley; PANETH, Nigel; ROSENBAUM, Peter L.; et al. Developing and validating the Communication Function Classification System (CFCS) for individuals with cerebral palsy. Developmental Medicine and Child Neurology. v. 53, n. 8, p. 704-710, 2011. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21707596/>. Acesso em: 03 de dez. 2024.
KNAPP, Katie; MORTON, Bruce. Brain development and executive functioning. In: TREMBLAY, Richard E.; BOIVIN, Michel; PETERS, Ray DeV Peters. Encyclopedia on Early Childhood Development [online]. Montreal, Quebec: Centre of Excellence for Early Childhood Development and Strategic Knowledge Cluster on Early Child Development; 2013. Disponível em: <
https://www.child-encyclopedia.com/executive-functions/according-experts/brain-development-and-executive-functioning>. Acesso em: 13 de mar. de 2025.
KRAUSE, Katiane Kazuza Gneipel; HOUNSELL, Marcelo da Silva; GASPARINI, Isabela. Um Modelo para Inter-Relação entre Funções Executivas e Elementos de Jogos Digitais. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), v. 28, p. 596-625, 2020. Disponível em:<https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/3956>. Acesso em: 10 dez. 2024.
KRAUSE, Katiane Kazuza Gneipel. Um Modelo de Desenvolvimento de Habilidades Cognitivas com Jogos Digitais. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias). Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). 152 p, 2020. Disponível em:<https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9918418>. Acesso em: 10 dez. 2024.
MALLOY-DINIZ, Leandro Fernandes; PAULA, Jonas Jardim de; LOSCHIAVO-ALVARES, Fabrícia Quintão; FUENTES, Daniel; & LEITE, Wellington Borges. (2010). Exame das Funções Executivas. In: Malloy-Diniz, Leandro Fernandes; Fuentes, Daniel; Mattos, Paulos; Abreu, Neander. Avaliação Neuropsicológica. Porto Alegre: Artmed. Disponível em:<https://www.researchgate.net/publication/257388573_O_Exame_das_Funcoes_Executivas>. Acesso em: 10 dez. 2024.
MESQUITA, Cíntia; COUTINHO, Gabriel; MATTOS, Paulo. Perfil neuropsicológico de adultos com queixas de desatença o: diferenças entre portadores de TDAH e controles clínicos. Revista de Psiquiatria Clínica, 37 (5), 212-215. 2010. Disponível em:<https://doi.org/10.1590/S0101-60832010000500005>. Acesso em: 10 dez. 2024.
MIYAKE, Akira; FRIEDMAN, Naomi. The nature and organization of individual differences in executive functions: four general conclusions. Curr. Dir. Psychol. Sci. 21, 8–14, 2012. Disponível em:<https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3388901/>. Acesso em 25 set. 2024.
NIN, Verónica; GOLDIN, Andra P.; CARBONI, Alejandra. Mate Marote: video games to stimulate the development of cognitive processes. IEEE Revista Iberoamericana de Tecnologías del Aprendizaje, v. 14, n. 1, fev. 2019. Disponível em: <https://ieeexplore.ieee.org/document/8693679>. Acesso em: 18 dez. 2024.
NIGG, Joel Thomas; GOLDSMITH, Harold Hill; SECHEK, Jennifer. Temperament and attention deficit hyperactivity disorder: the development of a multiple pathway model. J. Clin. Child Adolesc. Psychol. 33, 42–53, 2004. Disponível em:<https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15028540/>. Acesso em 25 jan. 2025.
PALISANO, Robert; ROSENBAUM, Peter; BARTLETT, R. Doreen; LIVINGSTON, Michael. Sistema De Classificação Da Função Motora Grossa Ampliado E Revisto – GMFCS – E & R. Versão brasileira. Traduzido por SILVA, Daniela Baleroni Rodrigues; PFEIFER, Luzia Iara; FUNAYAMA, Carolina A.R. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP, 2007. 6 p. Disponível em:<https://doi.org/10.1111/j.1469-8749.2008.03089.x>. Acesso em 25 jan. 2025.
PALISANO, Robert; ROSENBAUM, Peter; WALTER, S.; Russell, D.; Madeira, E.; Galuppi, B.. Development and reliability of a system to classify gross motor function in children with cerebral palsy. Developmental Medicine and Child Neurology. v. 39, n. 4, p. 214-223, 2008. Disponível em:<https://doi.org/10.1111/j.1469-8749.1997.tb07414.xAcesso em 25 jan. 2025.
RAMOS, Daniela Karine; GARCIA, Fernanda Albertina. Jogos Digitais e Aprimoramento do Controle Inibitório: um estudo com crianças do atendimento educacional especializado. Rev. Bras. Ed. Esp., v. 25, n.1, p. 37-54, jan./Mar., 2019. Disponível em:<https://orcid.org/0000-0001-9833-310X>. Acesso em: 18 dez. 2024.
RAMOS, Daniela Karine. Jogos cognitivos eletrônicos: contribuições à aprendizagem no contexto escolar. Ciênc. cogn., Rio de Janeiro, 18 (1), 19-32, 2013. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-58212013000100002>. Acesso em 13 Nov. 2024.
ROSENBAUM, Peter; PANETH, Nigel; LEVINE, Alan; GOLDSTEIN, Murray; BAX, Martin; DAMIANO, Diane; DAN, Bernard; JACOBSSON, Bo. A report: the definition and classification of cerebral palsy. April 2006. Developmental Medicine and Child Neurology. v. 49, suppl. 109, p. 8-14, 2007. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17370477/> . Acesso em: 3 jan. 2025.
STROOP, J. Ridley. (1935). Studies of interference in serial verbal reactions. Journal of Experimental Psychology, 18(6), 643–662. Disponível em:<https://psycnet.apa.org/doi/10.1037/h0054651>. Acesso em: 02 mar. 2025.
SCHUYTEMA, Paul. Design de Games: uma abordagem prática. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
SEABRA JUNIOR, Manoel Osmar. Tecnologia Assistiva em face dos estudos com jogos analógicos e de realidade virtual para o treino das funções executivas de estudantes público-alvo da Educação Especial. Tese (Livre Docência) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2022, 280p. Disponível em:<http://hdl.handle.net/11449/239025> . Acesso em: 07 Abr. 2025.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, SP: Atlas, 1987.
YANAZE, Leandro Key Higuchi; MALHEIRO, Cícera Aparecida Lima. GAMES EDUCACIONAIS ACESSÍVEIS: estruturação e práticas investigativas. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 8, n. 2, maio./ago., p. 170-184, 2022. Disponível em:<https://doi.org/10.18817/ticseademfoco.v8i2.634> . Acesso em: 07 Abr. 2025.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________

