“Educação se faz em movimento”: a campanha de alfabetização do MST no sertão de Alagoas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644490066

Palavras-chave:

Alfabetização, Emancipação, Luta de classes

Resumo

Este artigo preocupa-se em refletir acerca da educação no contexto da luta de classes, sobretudo, com o olhar curioso para a alfabetização de jovens, adultos e idosos, tendo como território e prática educativa de referência a Brigada Nacional de Alfabetização Nise da Silveira realizada no estado de Alagoas, inserida na Campanha Nacional de Alfabetização pelo método cubano Sim, eu posso!. Como metodologia, fez-se uso da abordagem qualitativa, com base na análise documental e bibliográfica de produções acadêmicas, relatórios e materiais do MST, além de entrevistas e relatos de brigadistas, educandos e educandas. Como referencial teórico, baseia-se na concepção das pedagogias críticas, como a educação popular, a pedagogia do movimento e a pedagogia do oprimido. A partir das discussões levantadas, conclui-se que a alfabetização de jovens e adultos está diretamente inter-relacionada com o mundo do trabalho, por isso, requer a combinação entre método de ensino e projeto popular de sociedade. O que torna a Brigada de Alfabetização Nise da Silveira no sertão alagoano uma experiência de projeto popular.

Biografia do Autor

Jislaine Maciel dos Santos, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

Graduada em Pedagogia - UFAL/Campus do Sertão. Setor de Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra em Alagoas (MST/AL).

Leônidas de Santana Marques, Universidade Federal de Alagoas

Professor Associado do Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas, vinculado aos cursos de Licenciatura em Geografia e Licenciatura em Pedagogia. Licenciado em Geografia, com mestrado em Geografia e doutorado em Geografia Humana.

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Publicado

2025-05-26

Como Citar

Santos, J. M. dos, & Marques, L. de S. (2025). “Educação se faz em movimento”: a campanha de alfabetização do MST no sertão de Alagoas. Educação, 50(1), e76/1–30. https://doi.org/10.5902/1984644490066