“Educação se faz em movimento”: a campanha de alfabetização do MST no sertão de Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644490066Palavras-chave:
Alfabetização, Emancipação, Luta de classesResumo
Este artigo preocupa-se em refletir acerca da educação no contexto da luta de classes, sobretudo, com o olhar curioso para a alfabetização de jovens, adultos e idosos, tendo como território e prática educativa de referência a Brigada Nacional de Alfabetização Nise da Silveira realizada no estado de Alagoas, inserida na Campanha Nacional de Alfabetização pelo método cubano Sim, eu posso!. Como metodologia, fez-se uso da abordagem qualitativa, com base na análise documental e bibliográfica de produções acadêmicas, relatórios e materiais do MST, além de entrevistas e relatos de brigadistas, educandos e educandas. Como referencial teórico, baseia-se na concepção das pedagogias críticas, como a educação popular, a pedagogia do movimento e a pedagogia do oprimido. A partir das discussões levantadas, conclui-se que a alfabetização de jovens e adultos está diretamente inter-relacionada com o mundo do trabalho, por isso, requer a combinação entre método de ensino e projeto popular de sociedade. O que torna a Brigada de Alfabetização Nise da Silveira no sertão alagoano uma experiência de projeto popular.
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