Formação humana antirrascista: A importância da leitura de “O pacto da branquitude” para docentes
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644489330Palavras-chave:
Educação, Antirracismo, SociedadeResumo
Esta resenha apresenta a obra “O pacto da branquitude”, da autora Maria Aparecida da Silva Bento, publicada em 2022, pela editora Companhia das Letras. O objetivo desta resenha é defender a importância da formação antirracista para docentes por meio de leituras que abordem o tema, entre elas e especialmente aqui a leitura da obra citada. Todavia, é necessário destacar que não apenas esta leitura é importante para tal formação, mas sim é uma das possíveis e muito coerente para abordar o racismo. Assim, tal leitura importa aos profissionais da educação e docentes como possibilidade para conhecer e refletir sobre o tema, reconhecendo a necessidade do debate na sociedade, com ênfase nas escolas e instituições educacionais.
Referências
BENTO, Cida. O pacto da branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
BRASIL, Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. 6ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________

