Impacto das políticas de ação afirmativa na admissão universitária: Um estudo de caso na UFAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644488274

Palavras-chave:

Inclusão educacional, Equidade no ensino superior, Evasão escolar

Resumo

Este estudo investiga as causas da evasão dos alunos beneficiados pelas políticas de ação afirmativa na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) desde sua implementação. Fundamenta-se em conceitos de justiça social e políticas de inclusão educacional, com foco na redistribuição de recursos para grupos marginalizados. Metodologicamente, emprega um estudo de caso baseado em dados do Departamento de Registro Acadêmico da UFAM e questionários aplicados a alunos cotistas que evadiram entre 2013 e 2019. Os resultados indicam que a evasão está, predominantemente, associada a dificuldades financeiras, necessidade de trabalhar e problemas de locomoção, além de fatores vocacionais e psicológicos. A análise revelou que 49,8% dos estudantes enfrentaram dificuldades financeiras significativas e que 85,2% utilizavam transporte público, o que contribuiu para a evasão. A ausência de orientação pedagógica e psicológica também foi um fator relevante, com 96,8% dos estudantes relatando não ter recebido suporte adequado. Este estudo é original ao explorar detalhadamente as inter-relações entre os fatores que contribuem para a evasão acadêmica, oferecendo insights para o desenvolvimento de políticas institucionais mais eficazes. Recomenda-se a implementação de apoio financeiro contínuo, programas de mentoria, melhorias na infraestrutura de transporte e flexibilização acadêmica como estratégias para reduzir a evasão e promover a inclusão e o sucesso acadêmico dos estudantes cotistas.

Biografia do Autor

Adrienne Oliveira Mota, Universidade Federal do Amazonas

Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Jonas Fernando Petry, Universidade Federal do Amazonas

Professor da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Faculdade de Estudos Sociais – FES, Manaus, AM

Antônio Giovanni Figliuolo Uchôa, Universidade Federal do Amazonas

Professor da Faculdade de Estudos Sociais – FES da Universidade Federal do Amazonas – UFAM

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Publicado

2025-04-14

Como Citar

Mota, A. O., Petry, J. F., & Uchôa, A. G. F. (2025). Impacto das políticas de ação afirmativa na admissão universitária: Um estudo de caso na UFAM. Educação, 50(1), e50/1–34. https://doi.org/10.5902/1984644488274