A Unesco, a universalização da educação primária e as reformas curriculares na alfabetização latino-americana (1940-1950)
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644488188Palavras-chave:
Unesco, Escola primária, Reformas curriculares na alfabetizaçãoResumo
Ao correlacionar um conjunto de fontes documentais primárias, o artigo investiga, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da Análise Dialógica do Discurso, como ocorreu a atuação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura na revisão dos currículos da escola primária latino-americana entre as décadas de 1940 e 1950. Partindo de uma análise dos efeitos da Segunda Guerra Mundial sob o imaginário coletivo da sociedade do Pós-Guerra, bem como dos impactos do desenvolvimento científico e tecnológico da segunda metade do séc. XX, o texto objetiva situar como a alfabetização se tornou uma das principais promessas para o desenvolvimento social e econômico dos países que, ao pactuarem os postulados oriundos da Unesco, buscaram reestruturar seus currículos de maneira que a tríade educação, ciência e cultura assegurasse não somente desenvolvimento e modernização, mas também compromisso com a democracia, primícia a que, em último grau, a reformulação dos currículos da escola primária procurava atender.
Referências
BETHELL, Leslie. O Brasil e a ideia de “América Latina” em perspectiva histórica. Tradução de Érica Cristina de Almeida Alves. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 22, n. 44, p. 289-321, jul./dez. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-21862009000200001. Disponível em https://www.scielo.br/j/eh/a/wDjSryQpkTFYcKBMHqwfNKD/abstract/?lang=pt. Acesso em: 25 nov. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Conferências Internacionais de Instrução Pública. Recomendações 1934-1963. Brasília: Instituto de Estudos Pedagógicos, 1965. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002529.pdf. Acesso em: 15 dez. 2023.
BULMER-THOMAS, Victor. The Economic History of Latin America since Independence. New York: Cambridge University Press, 2003.
FIORI, José Luís. Estado e desenvolvimento na América Latina. Revista de Economia Contemporânea, v. 24, n. 1, p. 1-23, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/198055272416.
HARTLYN, Jonathan; VALENZUELA, Arturo. Democracy in Latin America since 1930. In: BETHELL, Leslie (Ed.). Latin America: politics and society since 1930. New York: Cambridge University Press, 1998. p. 3-66.
LOUREIRO, Clarice Moukachar Batista; ASSIS, Raquel Martins. Jean Piaget e a educação internacional: práticas pedagógicas de construção de um método de compreensão e reciprocidade nas crianças. Educação Unisinos, v. 22, n. 4, p. 259-265, out./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.4013/edu.2018.224.03.
LOURENÇO FILHO, Manuel Bergström. Los programas de enseñanza primaria en América Latina. Paris: Unesco, 1957. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000133802. Acesso em: 15 dez. 2023.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Declaração Universal dos Direitos Humanos. Brasília: Unesco, 1948. Disponível em: https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/por.pdf. Acesso em: 15 dez. 2023.
ORGANIZACIÓN DE LAS NACIONES UNIDAS PARA LA EDUCACIÓN, LA CIENCIA Y LA CULTURA (UNESCO). La Unesco y su programa: el derecho a la educación. Paris: Union Typographique, 1952. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000128325. Acesso em: 15 dez. 2023.
ORGANIZACIÓN DE LAS NACIONES UNIDAS PARA LA EDUCACIÓN, LA CIENCIA Y LA CULTURA (UNESCO). Planes y programas de educación primaria. Boletín Trimestral Proyeto Principal de Educación Unesco América Latina, n. 11, p. 45-71, jul. set. 1961. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000190099. Acesso em: 15 dez. 2023.
UNITED NATIONS (UN). Charter of The United Nations and Statute of The International Court of Justice: San Francisco, 1945. Disponível em: https://treaties.un.org/doc/publication/ctc/uncharter.pdf. Acesso em: 15 dez. 2023.
UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION (UNESCO). Curriculum: revision and research. Paris, 1958. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000001290. Acesso em: 15 dez. 2023.
UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION (UNESCO). Fundamental Education: common ground for all peoples. New York: Macmillan Company, 1947.
WEISS, Jussemar. Quizot e a educação. Revista História da Educação, Pelotas, v. 5, n. 10, p. 43-52, 2001. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30524/pdf. Acesso em: 11 nov. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________

