A Unesco, a universalização da educação primária e as reformas curriculares na alfabetização latino-americana (1940-1950)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644488188

Palavras-chave:

Unesco, Escola primária, Reformas curriculares na alfabetização

Resumo

Ao correlacionar um conjunto de fontes documentais primárias, o artigo investiga, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da Análise Dialógica do Discurso, como ocorreu a atuação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura na revisão dos currículos da escola primária latino-americana entre as décadas de 1940 e 1950. Partindo de uma análise dos efeitos da Segunda Guerra Mundial sob o imaginário coletivo da sociedade do Pós-Guerra, bem como dos impactos do desenvolvimento científico e tecnológico da segunda metade do séc. XX, o texto objetiva situar como a alfabetização se tornou uma das principais promessas para o desenvolvimento social e econômico dos países que, ao pactuarem os postulados oriundos da Unesco, buscaram reestruturar seus currículos de maneira que a tríade educação, ciência e cultura assegurasse não somente desenvolvimento e modernização, mas também compromisso com a democracia, primícia a que, em último grau, a reformulação dos currículos da escola primária procurava atender.

Biografia do Autor

Cláudia Maria Mendes Gontijo, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Titular do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da mesma Universidade. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Nível 2.

Martinho Guilherme Fonseca Soares, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em História da Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/Ufes). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – Código de Financiamento 001.

Alcione Aparecida de Azevedo, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/Ufes). Professora de Língua Portuguesa da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim/ES. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

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Publicado

2025-05-20

Como Citar

Gontijo, C. M. M., Soares, M. G. F., & Azevedo, A. A. de. (2025). A Unesco, a universalização da educação primária e as reformas curriculares na alfabetização latino-americana (1940-1950). Educação, 50(1), e68/1–22. https://doi.org/10.5902/1984644488188

Edição

Seção

Dossiê: As políticas e práticas de alfabetização, leitura e escrita