O PIBID na ótica dos licenciandos: possibilidades e limites no desenvolvimento do programa

Autores

  • Helena Maria dos Santos Felício Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
  • Claudia Gomes Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
  • Luciana Resende Allain Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) função profissional na instituição de origem: professora de 3º grau cidade, estado, país: Diamantina, MG, BR

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464448175

Palavras-chave:

PIBID, Formação de Professores, Relação Universidade – Escola.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464448175

 

Este trabalho objetiva compreender como os licenciandos, participantes do PIBID, analisam o programa e o impacto do mesmo em seu processo formativo e nos cursos de licenciaturas. Para tanto, fez-se uso de um questionário quali-quantitavos que foi respondido pelos 88 licenciandos do programa. Os dados apresentam a contribuição do PIBID na construção de conhecimentos pedagógicos que os permitem identificar-se como professores de um coletivo que é a escola; a concepção de que a escola é um campo de atividade externo ao seu processo formativo, como limitação do programa; e a fragilidade na relação teoria – prática desenvolvida nos currículos dos cursos de licenciaturas. Conclui-se que o PIBID se instaura para proporcionar aos licenciandos a antecipação de sua relação com as situações de trabalho, consideradas tão formativas quanto àquelas ações desenvolvidas no interior dos cursos de licenciaturas.

Biografia do Autor

Helena Maria dos Santos Felício, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Doutora em Educação: Currículo pela PUC-SP, professora Adjunta do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas, Coordenadora Institucional do PIBID/UNIFAL-MG.

Claudia Gomes, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Doutora em Psicologia pela PUCAMP, professora Adjunta do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Univesidade Federal de Alfenas, Coordenadora de Gestão e de Processos Educativos do PIBID/UNIFAL-MG

Luciana Resende Allain, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) função profissional na instituição de origem: professora de 3º grau cidade, estado, país: Diamantina, MG, BR

Mestre em Educação pela UFMG, professora Assistente na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

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Publicado

2014-06-18

Como Citar

Felício, H. M. dos S., Gomes, C., & Allain, L. R. (2014). O PIBID na ótica dos licenciandos: possibilidades e limites no desenvolvimento do programa. Educação, 39(2), 339–352. https://doi.org/10.5902/198464448175

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua