O conhecimento de licenciandos em Química sobre a habilidade lógica identificar: reflexões com base no Enfoque Histórico-Cultural
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644470176Palavras-chave:
Formação inicial, Ensino de Química, Habilidade identificar, Pensamento químicoResumo
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com licenciandos em Química e que teve como finalidade caracterizar o conhecimento profissional deles sobre a habilidade do pensamento lógico “identificar”, essencial ao desenvolvimento do pensamento químico dos estudantes da educação básica. Sob os pressupostos do Enfoque Histórico-Cultural (EHC), privilegiou-se uma metodologia de natureza exploratória na qual se combinam as dimensões qualitativa e quantitativa do objeto de estudo usando como instrumento de pesquisa uma prova pedagógica. Os resultados mostraram um hiato entre o conhecimento dos futuros professores sobre o que é identificar e as operações que entram na estrutura dessa habilidade, assim como em relação às contribuições da aprendizagem dessa habilidade no ensino da Química se considerado o EHC.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BONFIM, Valéria; SOLINO, Ana Paula; GEHLEN, Simoni Tormöhlen. Vygotsky na pesquisa em educação em ciências no Brasil: um panorama histórico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 18, n. 1, p. 224-250, 2019.
ESTRADA, Rigoberto Sierra. Metodología para la formación de la habilidad identificar conceptos en la asignatura de Química General en el Centro Universitario Regional del Centro. 2007. 104f. Tese (Doutorado em Educação Superior) – Centro Universitario Regional del Centro, Comayagua, 2007.
GALPERIN, Piotr Yakovlevich. Experiência de estudar a formação de ações mentais. Boletim da Universidade de Moscou. Série 14. Psicologia. Moscou, n. 4, p. 3-20, 2017.
GOLIKOVA, Tatiana Valerievna. Ensinando aos alunos as técnicas do pensamento lógico: um livro didático. Krasnoyarsk: Krasnoyarsk State Pedagogical University, 2013.
GONZÁLEZ, Maria Concepción Basanta. Estrategia didáctica para el desarrollo del pensamiento lógico de los profesores generales integrales de secundaria básica en formación inicial. 2008. 152f. Tese (Doutorado em Ciências Pedagógicas) – Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona (ISPEJV), Havana, 2008.
GONZÁLEZ, Maria Polo; GARCÍA, Luis Campuzano. Estructuración del proceso de enseñanza-aprendizaje del procedimiento identificar conceptos en la secundaria básica. EduSol, Guantánamo, v. 8, n. 5, p. 67-79, 2009.
GOROVAYA, Valeria Ivanovna; FYODOROVNA, Petrova Nina. Métodos de pensamento lógico como componente da atividade intelectual de estudantes. International Journal of Applied and Fundamental Research, Chhattisgarh, n. 1. p. 65-66, 2016.
HEDESA, Ysidro. Didáctica y currículo de la Química en la Educación Media Cubana. La Habana: MINED, 2018.
ILYASOV, Ilya; KOSTROVA, Aksinia. Connection between types of learning by P. Ya. Galperin with kinds of thinking in school students. National Psychological Journal, v. 3, n. 3, p. 62-75, 2017.
LEÓN, Ortega Maria; RAMÍREZ, Ignácio Ramirez. Desarrollo del pensamiento lógico de los estudiantes de la carrera biología química de la universidad de ciencias pedagógicas “Juan Marinello Vidaurreta”. Atenas, Matanzas, v. 4, n. 20, p. 66-80, 2012.
LEONTIEV, A. N. Atividade, consciência e personalidade. Barueri: Mireveja Editora, 2021.
MARTÍNEZ, Marta Llantada. Análisis epistemológico de la creatividad. In: MARTÍNEZ, Marta Llantada; GUACHE, Adania Martínez (Orgs.). El desarrollo de la creatividad. Teoria y práctica en la educación. Primera parte. Reflexiones teóricas sobre la creatividad. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 2018, p. 33-52.
NÚÑEZ, Isauro Beltrán. Vygotsky, Leontiev, Galperin. Formação de Conceitos e princípios Didáticos. Brasília: Liber Livro, 2009.
NÚÑEZ, Isauro Beltrán. O diagnóstico dos níveis de orientação da ação classificar: contribuições da teoria de P. Ya. Galperin. In: FEITOSA, Raphael Almeida; SILVA, Salonildo Almeida. Metodologias emergentes na pesquisa em ensino de ciências. Porto Alegre: Editora Fi, 2018, p. 157-175.
NÚÑEZ, Isauro Beltrán; RAMALHO, Betania Leite. As habilidades gerais reconhecer, interpretar, tomar decisões, calcular, aplicar e explicar na prova do enem 2009. In: NÚÑEZ, Isauro Beltrán; RAMALHO, Betania Leite (Orgs). Aprendendo com o ENEM. Reflexões para melhor se pensar o ensino e a aprendizagem das ciências naturais e da matemática. Brasilia: Liber Livro Editora, 2011, p. 85-110.
NÚÑEZ, Isauro Beltrán; RAMALHO, Betania Leite. O conhecimento disciplinar docente para ensinar Ciências Naturais: Reflexões sobre a formação inicial de professores. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 26, n. 2, p. 10-37, 2017.
NÚÑEZ, Isauro Beltrán; SILVA, Sandro Damião Ribeiro. O conhecimento de futuros professores de química sobre o procedimento lógico de definir conceitos. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, Bogotá, v. 15, n. 2, p. 1-20, 2020.
OLIVEIRA NETO, José. Um sistema didático para o desenvolvimento de habilidade de identificar álcoois com base na Teoria de Galperin: uma proposta para a formação inicial de professores de química. 2018. 101f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) – Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, 2018.
OVIEDO DE ARMAS, Olga Luisa. Una metodología para propiciar el desarrollo de procedimientos lógicos asociados a conceptos en las clases de Química de preuniversitario. 2014. 147f. Tese (Doutorado em Ciências Pedagógicas) – Instituto Central de Ciencias Pedagógicas (ICCP), Havana, 2014.
RAMALHO, Betánia Leite; NÚÑEZ, Isauro Beltrán; GAUTHIER, Clermont. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. Porto Alegre: Editora Sulina, 2004.
REYES RAMÍREZ, Diobenys; FERRER RAMÍREZ, Olga Lidia. La identificación de conceptos en la Escuela Politécnica Agropecuaria Centro Universitario de Guantánamo. EduSol, Guantánamo, v. 5, n. 13, p. 8-18, 2005.
RIBEIRO, Raimunda Pofirio. O processo de aprendizagem de professores do ensino fundamental: apropriação da habilidade de planejar situações de ensino de conceitos. 2008. 230 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, 2008.
TALIZINA, Nina Fiodorovna. La teoría de la actividad aplicada a la enseñanza. Puebla: Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, 2009.
TALIZINA, Nina Fiodorovna. La Teoria de La Actividad Aplicada a La Enseñanza. Puebla: Benemérita Universidad Autónoma. Puebla BUAP, 2019.
TALLART, Paula Fabré. La dirección del proceso de formación de los procedimientos lógicos: identificación y reconocimientos de conceptos y la Asignación de propiedades en la escuela secundaria. 2000. 159f. Tese (Doutorado em Ciências Pedagógicas), ISP – Universidade Pedagógica Frank País García, Santiago de Cuba, 2000.
TITOV, Andrey Andreevich. Thinking as a process and as an activity: analysis of philosophical and psychological research of thinking. Pedagogy and Psychology of Education, Moscou, n. 1, p. 180–197, 2020.
VASILEVICH, Natalia Alexandrovna. Modelo de formação de habilidades lógicas e habilidades em escolas mais jovens no processo de aprendizagem. Ciências Pedagógicas, Moscou, n. 2, p. 10-16, 2017.
VOLKOVA, Elena Veniaminovna. O universal do desenvolvimento das estruturas cognitivas do conhecimento químico e das habilidades químicas. Yekaterinburg: Editora da Universidade de Ural, 2018.
ZILBERSTEIN TORUNCHA, José; OLMEDO CRUZ, Silvia. Didáctica desarrolladora: posición desde el enfoque histórico cultural. Educação e Filosofia. Uberlândia, v. 29, n. 57, p. 61-93, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n57a2015-p61a93. Acesso em: 28 abr. 2022.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________