O conhecimento de licenciandos em Química sobre a habilidade lógica identificar: reflexões com base no Enfoque Histórico-Cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644470176

Palavras-chave:

Formação inicial, Ensino de Química, Habilidade identificar, Pensamento químico

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com licenciandos em Química e que teve como finalidade caracterizar o conhecimento profissional deles sobre a habilidade do pensamento lógico “identificar”, essencial ao desenvolvimento do pensamento químico dos estudantes da educação básica. Sob os pressupostos do Enfoque Histórico-Cultural (EHC), privilegiou-se uma metodologia de natureza exploratória na qual se combinam as dimensões qualitativa e quantitativa do objeto de estudo usando como instrumento de pesquisa uma prova pedagógica. Os resultados mostraram um hiato entre o conhecimento dos futuros professores sobre o que é identificar e as operações que entram na estrutura dessa habilidade, assim como em relação às contribuições da aprendizagem dessa habilidade no ensino da Química se considerado o EHC.

Biografia do Autor

Isauro Beltran Núñes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É licenciado em Química pelo Instituto Superior Pedagógico E. J. Varora Havana (1978), tem Graduação em Química pela Universidade de Havana (1980), Mestrado em Química pelo Instituto Superior Politécnico J. A. Echeverría Havana (1985) e Doutorado em Ciências Pedagógicas pela Universidade de Havana (1992). Realizou estudos na Cátedra de Psicologia Pedagógica da Universidade Estadual de Moscou com N. F. Talízina, N. G. Sálmina, e Z. A. Reshetova. Atualmente, é Professor Titular do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Além disso, também é professor do Programa de Pós-graduação da Educação da UFRN bem como do Programa de Pós-graduação do Ensino de Ciências e Matemática da mesma instituição. Tem experiência na área de Ensino de Ciências Naturais e Matemática, na Formação de Professores de Ciências Naturais e Matemática e na Formação de Conceitos Científicos, nas perspectivas teóricas de A. N. Leontiev e P. Ya. Galperin. Coordena o Grupo de Estudos sobre o Sistema de Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos, do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRN.

Francisco de Assis Bandeira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor (2009) em Educação pela UFRN. Aposentado em 2022 por essa instituição. Quando em atividade nessa instituição, pertencia ao quadro docente do Centro de Ensino Superior do Seridó, Campus da UFRN em Caicó/RN. Fazia parte também do quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Centro de Ciências Exatas e da Terra da UFRN.

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Publicado

2024-01-22

Como Citar

Núñes, I. B., & Bandeira, F. de A. (2024). O conhecimento de licenciandos em Química sobre a habilidade lógica identificar: reflexões com base no Enfoque Histórico-Cultural . Educação, 49(1), e11/1–29. https://doi.org/10.5902/1984644470176