Dois olhares sobre diferença: um ensaio sobre curtas-metragens educacionais
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644468612Palavras-chave:
Curtas metragens, Diferença, Reflexões.Resumo
Trata-se de artigo, derivado de atividade avaliativa, na qual, alunos de curso de licenciatura em pedagogia elaboraram curtas-metragens sobre a temática da diferença. O objetivo é, alimentados por referenciais teóricos da fenomenologia e da filosofia da diferença, realizar suas descrições e apresentar reflexões sobre as concepções de diferença apresentadas em suas criações. A metodologia de elaboração está baseada numa descrição detalhada dos curtas com o intuito de sua apresentação para os que não realizaram sua expectação. Os passos constituintes deste trabalho foram edificados pela seleção dos curtas, diversas telespectações e suas compreensões e análises. Em termos de resultados, o primeiro curta apresenta série de estímulos sensoriais que envolvem: sons estridentes e/ou graves, o silêncio, a ausência de imagem e/ou sua apresentação de forma embaçada; numa mescla de privação e/ou potencialização de sentidos. O segundo: revela o universo interno de um jovem com autismo, com vivências discriminatórias e outputs, que lhe servem como auxilio na interiorização e/ou vazão ao excesso dos estímulos audiovisuais assimilados por conta de sua condição. O terceiro: (Trans) verso, evidencia imagens de jovens transgêneros que almejam o direito de exercer a diferença. A guisa de conclusão compreende que as três produções estabelecem relação objetiva em termos de abordagem da diferença expondo-a em cenas desnudantes que sublinham, relativizam, ou simplesmente a descrevem. Assim, suas questões não são colocadas debaixo do tapete, mas expostas com sensibilidade e ao mesmo tempo firmeza.
Referências
BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 2011.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Imagem-Tempo. São Paulo: Brasiliense, 2007.
GALLO, Silvio. Imagens do outro na filosofia: o desafio da diferença. Educ. Tem. Dig., Campinas, v.14, n.1, p.160-178, 2012.
HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Petrópolis/RJ: Vozes, 1995.
LUNARDI, Márcia Lise. Pedagogia da diversidade: normalizar o outro e familiarizar o estranho. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED: SOCIEDADE E EDUCAÇÃO, 27, 2004, Caxambu. Anais da 27ª Reunião Anual da Anped. Caxambu: Anped, 2004. p. 1-15.
MERLEAU PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
NIETZSCHE, Friedrich. O nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
ROGERS, Carl. Tornar-se Pessoa. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
OUTPUT. Direção: Stefano Pinto Rogério et al. In.: 2ª Mostra de curtas metragens do Centro de educação/Ufes. 2016. Produção: Stefano Pinto Rogério. Vitória: Centro de educação/UFES, 2016. 1 DVD, v.1 (18min 52seg), AVI, color.
SENSAÇÕES. Direção: Bárbara Horrana Santos Euzébio et al. In.: 2ª Mostra de curtas metragens do Centro de educação/Ufes. 2016. Produção: Bárbara Horrana Santos Euzébio et al. Vitória: Centro de educação/UFES, 2016. 1 DVD, v.1 (6min 34seg), AVI, color.
(TRANS)VERSO. Direção: Danillo Rocha e Nina Rocha. In.: 2ª Mostra de curtas metragens do Centro de educação/Ufes. 2016. Produção: Nina Rocha. Vitória: Centro de educação/UFES, 2016. 1 DVD, v.1 (6min 34seg), AVI, color.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________