Os desafios do direito à educação angolana durante a pandemia: do maldito vírus às benditas (necessárias) mudanças emergentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644468045

Palavras-chave:

Educação, direito à educação, mudanças emergentes, Angola

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar criticamente as políticas e práticas que visam assegurar o direito à educação no contexto angolano agora (durante a pandemia da Covid-19) e depois (nova normalidade) em correlação com os impactos do antigo normal. Desse modo, a pesquisa é metodologicamente qualitativa do tipo documental, com alcance exploratório-descritivo, fazendo análise de documentos oficias e pesquisas nacionais e internacionais sobre todos os indicadores considerados nesse estudo. Os resultados evidenciam que, para além dos avanços conseguidos no capítulo do direito à educação para todos, o país enfrenta sérias dificuldades em estendê-lo para todos, dificuldades que ficaram muito patentes durante a pandemia da Covid-19, incluindo sua privação por conta da precariedade e sucateamento da educação em tempos normais.

Biografia do Autor

António António, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Educação da UDESC, Florianólis, Santa Catarina, Brasil.

 

Geovana Mendonca Lunardi Mendes, Universidade do Estado de Santa Catarina

Pós-doutorado (2018/2019) na Arizona State University, Estados Unido. É Professora Titular do quadro permanente da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, atuando no Centro de Ciências da Educação, no curso de Pedagogia e no curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de pesquisa Política Educacionais, Ensino e Formação.

Garcia Lukombo, Magistério do Soyoo

Mestre de educação pela Universidad Europea del Atlántico, Espanha.

Subdiretor Pedagógico na Escola do Magistéio do Soyo, Angola.

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Publicado

2023-06-22

Como Citar

António, A., Mendes, G. M. L., & Lukombo, G. (2023). Os desafios do direito à educação angolana durante a pandemia: do maldito vírus às benditas (necessárias) mudanças emergentes . Educação, 48(1), e61/1–25. https://doi.org/10.5902/1984644468045