A implementação e funcionalidade dos Napnes na rede federal de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644467428

Palavras-chave:

Educação Profissional Tecnológica, Napnes, Tecnep

Resumo

Este estudo teve por objetivo situar o início da regulamentação de criação dos Núcleos de Apoio aos Portadores de Necessidades Específicas (Napnes), bem como levantar informações sobre a origem histórica e política dos Napnes na Educação Profissional Tecnológica nos Institutos Federais (IFs) do Brasil, a fim de compreender seu surgimento e funcionalidade, bem como consulta a autores que compartilham de uma visão crítica de tal surgimento. Para isso foi realizada uma revisão bibliográfica de pesquisas que investigaram o programa Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Tecnep) com foco no Napne. Como procedimento para a produção dos dados, foi utilizado a análise documental. Em termos de resultados, pode-se dizer que a criação dos Napnes se deu juntamente com a Ação Tecnep, mesmo existindo algumas divergências. Suas funções são implantar e implementar ações, através da articulação dos setores internos na busca do acesso e a aprendizagem, pois buscam compreender as demandas dos estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) e supri-las. Entretanto, muitas vezes essas ações não estão sendo operacionalizadas, ficando apenas no campo das ideias, e isso acontece possivelmente devido à falta de condições para o trabalho. Revelou-se também grande disparidade nas ações executadas, pois cada Napne busca realizar alguma ação apenas quando há demanda de alunos, e as ações não são pensadas como uma rede. Pode-se verificar também que a implantação dos Napnes através do programa/ação Tecnep foi um divisor de águas no processo de inclusão de pessoas com NEE na Rede Federal de Ensino, porém há muito a ser feito ainda para aperfeiçoar o processo educativo, com vistas à uma educação profissional tecnológica mais inclusiva.

Biografia do Autor

Jaqueline Zanotti Dalmonech, Federal University of Mato Grosso do Sul

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Escola de Ensino Superior do Educandário Seráfico São Francisco de Assis (2004), é graduanda em LETRAS LIBRAS pela Universidade Estácio de Sá. É especialista em Libras pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2016), especialista em Educação Inclusiva e Diversidade (2011) e especialista em Educação de Jovens e Adultos (2009) pelo Instituto superior de Educação e Cultura Ulysses Boyd, especialista em Metodologia da Educação Infantil e Series Iniciais pelas Faculdades Integradas Jacarepaguá (2009) e especialista em Gestão Escolar Integradora: Administração e Supervisão pela Universidade Castelo Branco (2009). Tem experiência na área de Educação Especial, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino. Professora de Libras do IFMS - campus Corumbá.

Hildo Anselmo Galter Dalmonech, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Administração de Empresas pela FUCAPE BUSINESS SCHOOL (2016), Especialista em Docência na Educação Profissional pelo Instituto de Ensino Superior da Região Serrana (2020), Especialista em MBA em Logística Operacional pela Faculdade Futura (2019), Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Internacional Signorelli (2014) e Bacharel em Administração formado pelo Instituto de Ensino Superior da Região Serrana (2012). Atualmente é Professor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Corumbá.

Luciléa Silva dos Reis, Instituto Federal do Espírito Santo

Graduada em Agronomia pela Universiade Federal do Espírito Santo, Mestre em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa e Doutora em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES, Campus de Santa Teresa. Atua na área Melhoramento de Plantas, incluindo melhoramento clássico, desenvolvimento e avaliação de cultivares. Atua também em Fitotecnia, Produção e Tecnologia de Sementes, Micropropagação de Plantas, Culturas Anuais e Cafeicultura.

Andressa Santos Rebelo, Federal University of Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Matemática - Licenciatura, mestrado em Educação e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Federal da Grande Dourados. É editora associada da Revista Brasileira de Educação Especial (Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE), membro representante da região Centro-Oeste na Comissão Editorial da Revista Brasileira de Educação - RBE e colaboradora do Grupo de Trabalho (GT 15) Educação Especial da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). É coordenadora do GT 15 (Educação Especial) da ANPEd Centro-Oeste e professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em políticas de Educação Especial e indicadores educacionais.

Referências

ANJOS, Isa Regina Santos dos. Programa Tec Nep: avaliação de uma proposta de educação profissional inclusiva. Dissertação de Mestrado. São Paulo: UFSCAR, 2006, 91 p.

BRASIL. Documento Base do Programa TEC NEP. Brasília: MEC/SETEC, 2010.

BRASIL. Documento Orientador do Programa INCLUIR – Acessibilidade à Educação Superior. SECADI/SESu. 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12737-documento-orientador-programa-incluir-pdf&category_slug=marco-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 jun. 2020.

BRASIL. Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências. Brasília, 1991.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm#art112. Acesso em: 02 jun. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa TECNEP - Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educativas Especiais. Brasília, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Censinho TECNEP. Brasília, 2008.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001. Estabelece as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf. Acesso em: 02 jun. 2022.

CARLOU, Amanda. Inclusão na educação profissional: visão dos gestores do IFRJ. Rio de Janeiro, 2014. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6899. Acesso em: 20 jun. 2020.

CARNEIRO, Moaci Alves. A interface educação profissional/educação especial. In: Programa de Educação, Tecnologia e Profissionalização – Educação Profissional: Indicações para a ação. Brasília, 2002.

COSTA, Gerline Maciel Almeida da. Núcleo de Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (Napne): ações para a inclusão em uma instituição de ensino profissional do estado de Pernambuco. 2011. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011. Disponível em: http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/cedu/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado-em-educacao/dissertacoes/2011-mestrado-minter-ifpe/gerline-maciel-almeida-da-costa/at_download/file. Acesso em: 15 jun. 2020.

CUNHA, Ana Lídia Braga Melo. O programa Tecnep e sua implementação na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica: ressonâncias acadêmicas, limites e desafios. 2015. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional, Natal, 2015. Disponível em: http://memoria.ifrn.edu.br/bitstream/handle/1044/761/ANA%20L%C3%8DDIA_disserta%C3%A7%C3%A3o%20final.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 18 jun. 2020.

DALL'ALBA, Jacira; GUERREIRO, Elaine Maria Bessa Rebello. Inclusão no contexto dos institutos federais de educação: contribuições do NAPNE do IFAM - CMZL. In: ANAIS DO 7º CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2016, São Carlos. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2016. Disponível em: https://proceedings.science/cbee/cbee7/trabalhos/inclusao-no-contexto-dos-institutos-federais-de-educacao-contribuicoes-do-napne?lang=pt-br. Acesso: 13 jun. 2023.

FARIA, Rogério; NASCIMENTO, Franclin. A Questão da Inclusão na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, a partir da ação Tec Nep. In: FLORINDO, Girlane Maria Ferreira; NASCIMENTO, Franclin Costa do; SILVA, Neide Samico da (Org.). Educação profissional e tecnológica inclusiva: um caminho em construção. Brasília: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, 2013.

FLORINDO, Girlane Maria Ferreira; NASCIMENTO, Franclin Costa do; SILVA, Neide Samico da (Org.). Educação profissional e tecnológica inclusiva: um caminho em construção. Brasília: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, 2013.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria (org.). A formação do cidadão produtivo: a cultura do mercado no ensino médio técnico. Brasília: Inep, 2006.

MARQUES, Claudia Luíza. Educação profissional: o ingresso, as tecnologias e a permanência dos alunos com deficiência no Instituto Federal de Brasília. 2014. 165f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília. Brasília, 2014. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15892. Acesso em: 16 jun. 2020.

MEDEIROS, Tatiane Cimara dos Santos; PASSOS, Daniela Oliveira Ramos dos. Inclusão de Estudantes Público-Alvo da Educação Especial nos Institutos Federais Brasileiros. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v. 6, n. 1, p. 183-196, 2019.

MENDES, Katiuscia Aparecida Moreira de Oliveira. Educação especial inclusiva nos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia brasileira. 2017. 168 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8139. Acesso em: 10 jun. 2020.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; DINIZ, Débora; GOMES, Romeu. O artigo qualitativo em foco. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, p. 2326-2326, 2016.

PANSINI, Flávia. Salas de recursos multifuncionais no Brasil: para quê e para quem? 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, UFAM. Manaus, 2018.

PASIAN, Mara Silvia; MENDES, Enicéia Gonçalves; CIA, Fabiana. Aspectos da avaliação dos alunos no atendimento educacional especializado das salas de recursos multifuncionais. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 32, p. 1-20, 2019.

PERINNI, Sanandreia Torezani. Do direito à Educação: o núcleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas e a inclusão escolar no IFES. 227 f. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017. Disponível em: http://www.educacao.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PPGE/teses-defendidas?page=2. Acesso em: 15 jun. 2020,

ROCHA, Vânia Meneghini da. A educação especial nos institutos federais: o que dizem os Planos de Desenvolvimento Institucionais? 2016. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade da Região de Joinville. Joinville, 2016. Disponível em: http://univille.edu.br/account/mestradoedu/VirtualDisk.html?action=readFile&file=Vania_Meneghini_da_Rocha.pdf&current=/Dissertacoes. Acesso em: 18 jun. 2020.

ROSA, Vanderley Flor da. Políticas públicas educacionais, direitos sociais e democratização do acesso à escola: uma visão a partir da implantação da Ação TECNEP na Rede Federal de Educação Tecnológica. Marília, 2011. 137 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências.

SOARES, Gilvana Galeno; MELO, Francisco Ricardo Lins Vieira de. O Programa TEC NEP e sua implementação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte–IFRN. Cadernos de Educação, n. 54. 2016.

SOMMER, Lidiane Côrrea de Oliveira. Acesso e permanência de alunos com deficiência no ensino médio integrado da rede federal: tecendo diálogos entre a educação especial e a educação profissional, tecnológica. 2020. 227 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. 2020. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31341. Acesso em: 22 jun. 2020.

WELKER, Gisiele Michele. Transversalidade nas ações nas ações de Educação Especial: a realidade dos institutos federais de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. 2016. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016. Disponível em: http://cascavel.ufsm.br/tede//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7985. Acesso em: 22 jun. 2020.

Downloads

Publicado

2023-06-15

Como Citar

Dalmonech, J. Z., Dalmonech, H. A. G., Reis, L. S. dos, & Rebelo, A. S. (2023). A implementação e funcionalidade dos Napnes na rede federal de ensino. Educação, 48(1), e54/1–20. https://doi.org/10.5902/1984644467428