Percepções sobre extensão por parte dos docentes e discentes de graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644463197

Palavras-chave:

Extensão, Percepção da Extensão, Extensão Universitária, Extensão Tecnológica, Práticas de Extensão

Resumo

Diante da importância da temática extensão universitária no Brasil, desde o final do séc. XIX, sendo incluída como a terceira missão da universidade, juntamente ao ensino e a pesquisa, buscou-se adentrar neste contexto, acompanhando essa conquista que, aos poucos, vem adquirindo mais espaço e sendo passível à distorções. Constam, nesse relatório, os resultados da pesquisa realizada no Instituto Federal do Sertão Pernambucano, especificamente no campus Petrolina, cujo objetivo foi analisar a percepção dos discentes e docentes dos cursos superiores com relação à extensão frente as suas políticas, ações e diretrizes. Numa abordagem quantitativa, foi aplicado questionário online, tipo escala Likert, com os docentes ativos nos cursos superiores e discentes matriculados em cursos superiores de Licenciaturas em Música, Computação, Química, Física e no curso de Tecnologia de Alimentos do segundo semestre de 2019. O contato com os participantes foi por e-mail, via Whats-App e com visitas in loco. Os resultados apontam que o campus Petrolina está politicamente ativo e engajado em desenvolver ações de extensão, sendo perceptível pela maioria dos pesquisados, mesmo identificando-se algumas lacunas na comunicação, nas possibilidades de atuação e aprofundamento nas diretrizes extensionistas. Conclui-se que a extensão está sendo praticada pelos interlocutores, necessitando, ainda, aprofundar os conhecimentos com relação ao conceito, diretrizes e possibilidades extensionistas.

Biografia do Autor

Leopoldina Francimar Amorim Coelho Diniz, UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestre em Dinâmicas de desenvolvimento do Semiárido pela UNIVASF - PPGDiDeS (2020). Graduada/Licenciatura em Letras pela Universidade de Pernambuco (1999), Especialista com MBA em Administração Estratégica pela UNIFACS (2010). Servidora Pública Federal do IF Sertão-PE, no cargo de assistente em administração, professora voluntária em programas e projetos de extensão pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano, atualmente está lotada na Pró-reitoria de Extensão e Cultura, setor de Programas e Projetos; nomeada por portaria como Multiplicadora do programa Mulheres Mil da Rede Federal de Educação (MEC/SETEC). Tem experiência na área de educação, gestão, programas, projetos e políticas pública.

 

Geida Maria Cavalcanti de Sousa, UNIVASF

Possui graduação em Pedagogia - habilitação em Supervisão e Administração escolar pela Universidade de Pernambuco (1991), Licenciatura Plena em Letras pela Universidade de Pernambuco (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004) e doutorado em psicologia pela UFES (2012). Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal do Vale do São Francisco, com experiência na área de Educação. Continua como professora permanente do Mestrado em Psicologia e em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido da Univasf. É editora da Revista de Educação do Vale do São Francisco (Revasf). Ministra aulas no ensino a distância. Interesse em pesquisa: estudos teórico-metodológicos do trabalho docente no espaço da sala de aula, abarcando as dimensões do processo ensino-aprendizagem, metodologias de ensino superior e formação docente; metacognição e autorregulação de aprendizagem. Orienta pesquisas e faz revisão ortográfica e gramatical de trabalhos acadêmicos.

Dennis Marinho Oliveira Ramalho de Souza, UNIVASF

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia (2009), graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Pernambuco (2006), mestrado em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2012) e doutorado em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2017). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção à saúde, sistema único de saúde, redes locais, correlação e enfermage.

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Publicado

2022-02-25

Como Citar

Amorim Coelho Diniz, L. F., Cavalcanti de Sousa, G. M., & Oliveira Ramalho de Souza, D. M. (2022). Percepções sobre extensão por parte dos docentes e discentes de graduação. Educação, 47(1), e15/ 1–31. https://doi.org/10.5902/1984644463197