Formação Continuada de Professores da Educação de Jovens e Adultos e Práxis Pedagógica: uma reflexão na perspectiva humanizadora e libertadora da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644453596

Palavras-chave:

EJA, Formação continuada, Práxis pedagógica.

Resumo

Este ensaio teórico de análise bibliográfica trata sobre a formação continuada de professores para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).  Apresenta reflexões sobre a formação de professores e práxis pedagógica para os professores da EJA, numa perspectiva humanizadora e libertadora de educação. Neste sentido, constatou-se que: 1) a formação continuada de professores deveria ocorrer no próprio espaço da escola, balizada pelas realidades e tendo, por parte da academia e demais formadores, o reconhecimento dos saberes docentes num diálogo contínuo e formativo com aqueles que fazem a educação no chão das escolas 2) a formação continuada de professores, em destaque para o professor da EJA e a sua práxis pedagógica, deveria envolver a pesquisa/intervenção da/na realidade complexa do cotidiano escolar, com foco no compromisso político, nos valores éticos e morais favorecendo o desenvolvimento integral desse profissional da educação.

Biografia do Autor

Eduardo Jorge Lopes da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Departamento de Fundamentação da Educação/DFE | Centro de Educação | Programa de Pós-Graduação em Educação 

 

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Publicado

2022-07-05

Como Citar

Oliveira, A. B., Silva, E. J. L. da, & Alencar, M. F. dos S. (2022). Formação Continuada de Professores da Educação de Jovens e Adultos e Práxis Pedagógica: uma reflexão na perspectiva humanizadora e libertadora da educação. Educação, 47(1), e63/ 1–25. https://doi.org/10.5902/1984644453596