Espaçotempos na UniverS/Cidade: novas visibilidades aos olhares estudantis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644448336

Palavras-chave:

Educação Superior, espaçotempo, fotografia

Resumo

Inserido no campo dos estudos sobre a Educação Superior Brasileira, este trabalho tem por objetivo analisar respostas/posicionamentos de estudantes de graduação de uma universidade pública brasileira às dimensões e possibilidades espaçotemporais em suas vidas acadêmicas. Para tal, com base na filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin e na Filosofia Crítica, foi realizada uma pesquisa de caráter interventivo com Oficinas de fotografia, as quais produziram dados compostos por fotografias, diários de campo e transcrições de diálogos. Ao analisar os dados, discute-se sobre: a organização discursiva espaçotemporal da vida acadêmica e seus efeitos aos processos de produção de subjetividades das/os estudantes; a não homogeneidade e não linearidade dos espaçotempos na vida universitária; criação de novos olhares, sensibilidades, pensabilidades e possibilidades de ação a partir da instauração e convite a tempos lentos. Conclui-se sobre a necessidade de criação e visibilização de espaçotempos lentos, que permitam a apropriação crítica dos processos por aquelas/es que os vivenciam.

Biografia do Autor

Jardel Pelissari Machado, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Psicologia. Psicólogo da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFPR.

Andréa Vieira Zanella, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora titular aposentada e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista em produtividade do CNPq.

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Publicado

2022-02-25

Como Citar

Machado, J. P., & Zanella, A. V. (2022). Espaçotempos na UniverS/Cidade: novas visibilidades aos olhares estudantis. Educação, 47(1), e14/ 1–27. https://doi.org/10.5902/1984644448336