Experiência, Juventude e o estar-junto em processos de aprendizagem em dança: por uma Pedagogia Performativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644444577

Resumo

Este trabalho parte de reflexões sobre experiências docentes no curso de Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Goiás/ Campus Aparecida de Goiânia, no contexto específico das disciplinas Ateliê de criação em dança I e II, onde propõem-se o estudo e vivências de diferentes acervos de dança e seus processos de ensino-aprendizagem a partir da criação artística como eixo norteador das relações entre os sujeitos e o estar-junto como paradigma ético e estético. Metodologicamente trabalhamos com a revisão de literatura que tenta dar conta das questões que envolvem a dança e a Pedagogia performativa levando em consideração as experiências nos Ateliês de criação. A presente reflexão aponta para a possibilidade da construção de novos olhares em torno dos saberes formativos na trajetória a partir da perspectiva da Experiência e da Pedagogia Performativa pensadas em contextos de Juventude. Tais processos são experimentados em uma Instituição Pública de Ensino que se compromete com a problematização e a recriação de práticas específicas e modos de ser no seio dos diversos grupos sociais. O contato sistemático e criativo com a diversidade cultural presente nesses acervos de dança a partir da utilização de metodologias coletivas e participativas sob a perspectiva da Pedagogia Performativa tem contribuído para um processo sistemático e multidimensional orientado à formação do sujeito de direito e a promoção de uma socialidade ativa e participante.

Biografia do Autor

Roberto Rodrigues, Instituto Federal de Goiás

Mestre em Performances Culturais.Docente do curso de Licenciatura em Dança e do Mestrado Profissional em Artes - PROFARTES - do Instituto Federal de Goiás/Campus Aparecida de Goiânia. Desenvolve pesquisas nos cruzamentos entre Dança, Educação e Performances do cotidiano.

Endereço para correspondência: Rua Mucuri
Parque Itatiaia
Cep: 74968755 - Aparecida de Goiânia, GO - Brasil

Paulo Petronilio Correia, Universidade de Brasília

Doutor em Educação pela UFRGS. Professor Adjunto IV de Filosofia na UnB. Atuou no Programa Interdisciplinar em Performances Culturais da UFG e atuou no PPGCEN/UnB.

Endereço para correspondência: V. Nossa Senhora de Fátima

Cep: 73345010 - Planaltina, GO - Brasil

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Rodrigues, R., & Correia, P. P. (2021). Experiência, Juventude e o estar-junto em processos de aprendizagem em dança: por uma Pedagogia Performativa. Educação, 46(1), e117/ 1–25. https://doi.org/10.5902/1984644444577