DoMi-BEBÊ: instrumento de observação das expressões musicais de bebês e crianças pequenas em contextos de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644443121

Palavras-chave:

Bebês, Desenvolvimento Musical, Avaliação

Resumo

Apresenta-se nesse artigo o percurso de reelaboração e descrição de um instrumento pedagógico para a observação e acompanhamento das expressões musicais de bebês e crianças pequenas denominado na atual versão: DoMi-bebê (Evidências do domínio musical dos bebês e crianças pequenas). A sua primeira versão foi elaborada para ser utilizada em contextos de aprendizagem musical com base na Teoria da Aprendizagem Musical de Edwin Gordon. A proposta pretende contribuir para o aprimoramento dos professores relativamente à observação e reflexão sobre os aspectos musicais e interacionais presentes nos processos de aprendizagem musical. Considera-se a avaliação como meio de promover a aprendizagem da criança, e para além, como parte de um processo que envolve aspectos como a qualidade dos ambientes, das propostas pedagógicas e da formação dos professores. Os resultados se referem à revisão e ampliação teórica que embasou a primeira versão do instrumento, com vista ao seu aprimoramento. Sobre o desenvolvimento musical dos bebês foram analisadas e categorizadas três obras da Teoria da Aprendizagem Musical (TAM) de Edwin Gordon com o uso do programa de análise de conteúdo Atlas.TI8. Orientam a reestruturação do instrumento aspectos da TAM, assim como os processos da comunicação inicial nos bebês e a discussão sobre avaliação na educação infantil, sobretudo, ao que se refere às metodologias em participação. As abordagens teóricas se mostraram adequadas para a construção de critérios e para a estruturação do instrumento. A próxima etapa do estudo será a realização da pesquisa empírica para a validação dessa versão.

Biografia do Autor

Fabiana Leite Rabello Mariano, Instituto Federal de São Paulo

Professora da área de Arte do Instituto Federal de São Paulo

Ricardo José Dourado Freire, Universidade de Brasilia

Departamento de Música. Instituto de Artes, Universidade de Brasília

Sandra Ferraz de Castilho Dourado Freire, Universidade de Brasília

Departamento de Teoria e Fundamentos. Faculdade de Educação. Programa de Pós Graduação em Psicologia do desenvolvimento Escolar. Universidade de Brasília

Referências

ANDRE, Aline Moreira. Tradução e validação da Escala Nordoff Robbins de Comunicabilidade Musical. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

CARVALHO, Maria Eduarda S; JUSTO, João M. R. M.; GRATIER, Maya, TOMÉ, Teresa; PEREIRA, Esmeralda; RODRIGUES, Helena. Vocal responsiveness of preterm infants to maternal infant-directed speaking and singing during skin-to-skin contact (Kangaroo Care). Infant Behavior and Development, Jan. 2019.

FIAMENGHI JR, Geraldo Antônio. Conversas dos Bebês. São Paulo: Hucitec, 1999.

GORDON, Edwin. Teoria da aprendizagem musical: competências, conteúdos e padrões. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000.

GORDON, Edwin. Teoria da aprendizagem musical para recém-nascidos e crianças em idade pré-escolar. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2015.

GORDON, Edwin E. Music Learning Theory for Newborn and Young Children. Chicago: GIA Publication, 2013.

GORDON, Edwin; CAMERON, Charles. Guiding your child's music development. Chicago: GIA Publications, 1991.

ILARI, Beatriz S. Bebês também entendem de música: a percepção e a cognição musical no primeiro ano de vida. Revista da Abem, p.83-90, Set. 2002. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaABEM/index.php/revistaabem/article/view/435 Acesso em: 01 Ago. 2019.

LAEVERS, Ferre. The Leuven Involvement Scale for Young Children. Belgica: Katholieke Universiteit Leuven, 1994.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na educação infantil. INTERACÇÕES. n. 32, p.191-201, 2014. Disponível em: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:DHb-NqwB1LAJ:https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/6361/4933+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-b-d Acesso em: 10 Jan. 2020.

MALLOCH, Stephen. Mothers and infants and communicative musicality. Musicae Scientiae, Special Issues Ed., p. 29-57, 1999-2000, Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/10298649000030S104 Acesso em: 01 Dez. 2019.

MALLOCH, Stephen, TREVARTHEN Colwyn. Communicative Musicality: Exploring the basis of human companionship. New York: Oxford University, 2009.

MARIANO, Fabiana Leite Rabello. Música no berçário: formação de professores e a teoria da aprendizagem musical de Edwin Gordon. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. doi:10.11606/T.48.2015.tde-14122015-153241. Acesso em: 01 Nov. 2019.

MARIANO, Fabiana Leite Rabello, FIAMENGHI JR, Geraldo Antônio. Avós/cuidadoras e seus netos com deficiência: uma experiência em musicoterapia. Aletheia, n.34, p.138-150, Abril 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-03942011000100011. Acesso em: 20 dez. 2018.

MARSHAL, Herbert; BAILEY, Jennifer. Observing and Communicating Early Childhood Music and Movement Development. Perspective, v.4, n.2, 2009.

NAKATA, Takaiuki; TREHUB, Sandra. Infants’ responsiveness to maternal speech and singing. Infant Behavior & Development, p. 455-464, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.infbeh.2004.03.002 Acesso em 01 dez.2019.

NIÉRI, Debora. Miniaturas Musicais: evidências do envolvimento de bebês com uma proposta sonoro-musical criativa. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2018.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. A avaliação Holística a avaliação na pedagogia-em- participação. Interacções, p. 27 a 39, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Julia_Oliveira-Formosinho/publication/283547645_A_AVALIACAO_HOLISTICA_A_PROPOSTA_DA_PEDAGOGIA-EM-PARTICIPACAO/links/563e40bf08ae34e98c4d8e94.pdf Acesso em: 01 Set. 2019

OLIVERIA-FORMOSINHO, Julia; FORMOSINHO, João. Pedagogia-em-Participação: A Perspectiva Educativa da Associação Criança. Porto: Porto Editora, 2013.

REYNOLDS, Alisson et al. The Early Childhood Music Curriculum. Guide for parents, Teacher and Caregivers: Music Play. Jump Right In. Chicago: GIA Publications, 1998.

SOUZA, Gizele de; BONDIOLI, Anna. Dossiê–Pesquisa em Avaliação de Contexto na Educação Infantil: compartilhamento de experiências Brasil e Itália. RELAdEI. Revista Latinoamericana de Educación Infantil, v. 6, n. 1-2, p. 17-22, 2017.

STERN, Daniel. O mundo interpessoal do bebê: Uma visão a partir da psicanálise e da psicologia do desenvolvimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

TORMIN, Malba Cunha. Dubabi Du: uma proposta de formação e intervenção musical na creche. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. doi:10.11606/T.48.2014.tde-25092014-152305. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25092014-152305/pt-br.php

Acesso em: 10 jan. 2020.

TREHUB, Sandra; NAKATA, Takaiuki. Emotion and music in infancy. Musicae Scientiae, Special Issue, p.37-61, 2001-2002. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/10298649020050S103. Acesso em: 01 dez. 2018.

TREHUB, Sandra E. Infant Musicality. In The Oxford Handbook of Music Psychology. Susan Hallam, Ian Cross e Michael Yhaut (Orgs) Oxford Handbook Online, 2015.

TREHUB, Sandra.The developmental origins of musicality. Nature Neuroscience, v. 6; n.7, Jul. 2003. Disponível em: https://www.nature.com/articles/nn1084 Acesso em 01 set. 2019

VALERIO, Wendy H. et al. Construct Validity of the Children's Music-Related Behavior Questionnaire. Journal of Research in Music Education, 2 ed. v.60, p. 186-200, 2012. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0022429412444450 Acesso em: 10 jan. 2018.

VALÉRIO, Wendy H. et al. Vocal Evidence of Toddler Music Syntax Acquisition: a case study. Bulletin of the Council for Research in Music Education, p. 33-45, Fall de 2006. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/40319347?seq=1 Acesso em: 08 dez. 2019.

VIGOTSKY, Lev Semionovich. A construção do pensamento e da linguagem. 2ª. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

VYGOTSKY, Lev Semionovich. Imaginação e criação na infância: ensaios psicológicos: livro para professores/Lev Semionovich Vygotsky. Apresentação e comentários Ana Luiza Smolka. Tradução: Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.

VIGOTSKY, Lev Semionovich. Obras Escolhidas. Vols. Tomos I, II, III. Madrid: Visor Y Ministério de Educación y Ciencia, 1930/1991.

ZABALZA, Miguel A.. Evaluar en Educación Infantil. RELAdEI. Revista Latinoamericana de Educación Infantil [en línea]. vol. 6, no. 1-2 pp. 9-14. Mar. 2018. ISSN 2255-0666. Disponível em: https://www.usc.gal/revistas/index.php/reladei/article/view/4995 Acesso em: 01 Set. 2019.

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

Mariano, F. L. R., Freire, R. J. D., & Freire, S. F. de C. D. (2021). DoMi-BEBÊ: instrumento de observação das expressões musicais de bebês e crianças pequenas em contextos de aprendizagem. Educação, 46(1), e91/ 1–29. https://doi.org/10.5902/1984644443121