DoMi-BEBÊ: instrumento de observação das expressões musicais de bebês e crianças pequenas em contextos de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644443121Palabras clave:
Bebês, Desenvolvimento Musical, AvaliaçãoResumen
Apresenta-se nesse artigo o percurso de reelaboração e descrição de um instrumento pedagógico para a observação e acompanhamento das expressões musicais de bebês e crianças pequenas denominado na atual versão: DoMi-bebê (Evidências do domínio musical dos bebês e crianças pequenas). A sua primeira versão foi elaborada para ser utilizada em contextos de aprendizagem musical com base na Teoria da Aprendizagem Musical de Edwin Gordon. A proposta pretende contribuir para o aprimoramento dos professores relativamente à observação e reflexão sobre os aspectos musicais e interacionais presentes nos processos de aprendizagem musical. Considera-se a avaliação como meio de promover a aprendizagem da criança, e para além, como parte de um processo que envolve aspectos como a qualidade dos ambientes, das propostas pedagógicas e da formação dos professores. Os resultados se referem à revisão e ampliação teórica que embasou a primeira versão do instrumento, com vista ao seu aprimoramento. Sobre o desenvolvimento musical dos bebês foram analisadas e categorizadas três obras da Teoria da Aprendizagem Musical (TAM) de Edwin Gordon com o uso do programa de análise de conteúdo Atlas.TI8. Orientam a reestruturação do instrumento aspectos da TAM, assim como os processos da comunicação inicial nos bebês e a discussão sobre avaliação na educação infantil, sobretudo, ao que se refere às metodologias em participação. As abordagens teóricas se mostraram adequadas para a construção de critérios e para a estruturação do instrumento. A próxima etapa do estudo será a realização da pesquisa empírica para a validação dessa versão.
Citas
ANDRE, Aline Moreira. Tradução e validação da Escala Nordoff Robbins de Comunicabilidade Musical. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.
CARVALHO, Maria Eduarda S; JUSTO, João M. R. M.; GRATIER, Maya, TOMÉ, Teresa; PEREIRA, Esmeralda; RODRIGUES, Helena. Vocal responsiveness of preterm infants to maternal infant-directed speaking and singing during skin-to-skin contact (Kangaroo Care). Infant Behavior and Development, Jan. 2019.
FIAMENGHI JR, Geraldo Antônio. Conversas dos Bebês. São Paulo: Hucitec, 1999.
GORDON, Edwin. Teoria da aprendizagem musical: competências, conteúdos e padrões. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000.
GORDON, Edwin. Teoria da aprendizagem musical para recém-nascidos e crianças em idade pré-escolar. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2015.
GORDON, Edwin E. Music Learning Theory for Newborn and Young Children. Chicago: GIA Publication, 2013.
GORDON, Edwin; CAMERON, Charles. Guiding your child's music development. Chicago: GIA Publications, 1991.
ILARI, Beatriz S. Bebês também entendem de música: a percepção e a cognição musical no primeiro ano de vida. Revista da Abem, p.83-90, Set. 2002. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaABEM/index.php/revistaabem/article/view/435 Acesso em: 01 Ago. 2019.
LAEVERS, Ferre. The Leuven Involvement Scale for Young Children. Belgica: Katholieke Universiteit Leuven, 1994.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na educação infantil. INTERACÇÕES. n. 32, p.191-201, 2014. Disponível em: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:DHb-NqwB1LAJ:https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/6361/4933+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-b-d Acesso em: 10 Jan. 2020.
MALLOCH, Stephen. Mothers and infants and communicative musicality. Musicae Scientiae, Special Issues Ed., p. 29-57, 1999-2000, Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/10298649000030S104 Acesso em: 01 Dez. 2019.
MALLOCH, Stephen, TREVARTHEN Colwyn. Communicative Musicality: Exploring the basis of human companionship. New York: Oxford University, 2009.
MARIANO, Fabiana Leite Rabello. Música no berçário: formação de professores e a teoria da aprendizagem musical de Edwin Gordon. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. doi:10.11606/T.48.2015.tde-14122015-153241. Acesso em: 01 Nov. 2019.
MARIANO, Fabiana Leite Rabello, FIAMENGHI JR, Geraldo Antônio. Avós/cuidadoras e seus netos com deficiência: uma experiência em musicoterapia. Aletheia, n.34, p.138-150, Abril 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-03942011000100011. Acesso em: 20 dez. 2018.
MARSHAL, Herbert; BAILEY, Jennifer. Observing and Communicating Early Childhood Music and Movement Development. Perspective, v.4, n.2, 2009.
NAKATA, Takaiuki; TREHUB, Sandra. Infants’ responsiveness to maternal speech and singing. Infant Behavior & Development, p. 455-464, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.infbeh.2004.03.002 Acesso em 01 dez.2019.
NIÉRI, Debora. Miniaturas Musicais: evidências do envolvimento de bebês com uma proposta sonoro-musical criativa. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2018.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. A avaliação Holística a avaliação na pedagogia-em- participação. Interacções, p. 27 a 39, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Julia_Oliveira-Formosinho/publication/283547645_A_AVALIACAO_HOLISTICA_A_PROPOSTA_DA_PEDAGOGIA-EM-PARTICIPACAO/links/563e40bf08ae34e98c4d8e94.pdf Acesso em: 01 Set. 2019
OLIVERIA-FORMOSINHO, Julia; FORMOSINHO, João. Pedagogia-em-Participação: A Perspectiva Educativa da Associação Criança. Porto: Porto Editora, 2013.
REYNOLDS, Alisson et al. The Early Childhood Music Curriculum. Guide for parents, Teacher and Caregivers: Music Play. Jump Right In. Chicago: GIA Publications, 1998.
SOUZA, Gizele de; BONDIOLI, Anna. Dossiê–Pesquisa em Avaliação de Contexto na Educação Infantil: compartilhamento de experiências Brasil e Itália. RELAdEI. Revista Latinoamericana de Educación Infantil, v. 6, n. 1-2, p. 17-22, 2017.
STERN, Daniel. O mundo interpessoal do bebê: Uma visão a partir da psicanálise e da psicologia do desenvolvimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
TORMIN, Malba Cunha. Dubabi Du: uma proposta de formação e intervenção musical na creche. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. doi:10.11606/T.48.2014.tde-25092014-152305. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25092014-152305/pt-br.php
Acesso em: 10 jan. 2020.
TREHUB, Sandra; NAKATA, Takaiuki. Emotion and music in infancy. Musicae Scientiae, Special Issue, p.37-61, 2001-2002. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/10298649020050S103. Acesso em: 01 dez. 2018.
TREHUB, Sandra E. Infant Musicality. In The Oxford Handbook of Music Psychology. Susan Hallam, Ian Cross e Michael Yhaut (Orgs) Oxford Handbook Online, 2015.
TREHUB, Sandra.The developmental origins of musicality. Nature Neuroscience, v. 6; n.7, Jul. 2003. Disponível em: https://www.nature.com/articles/nn1084 Acesso em 01 set. 2019
VALERIO, Wendy H. et al. Construct Validity of the Children's Music-Related Behavior Questionnaire. Journal of Research in Music Education, 2 ed. v.60, p. 186-200, 2012. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0022429412444450 Acesso em: 10 jan. 2018.
VALÉRIO, Wendy H. et al. Vocal Evidence of Toddler Music Syntax Acquisition: a case study. Bulletin of the Council for Research in Music Education, p. 33-45, Fall de 2006. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/40319347?seq=1 Acesso em: 08 dez. 2019.
VIGOTSKY, Lev Semionovich. A construção do pensamento e da linguagem. 2ª. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
VYGOTSKY, Lev Semionovich. Imaginação e criação na infância: ensaios psicológicos: livro para professores/Lev Semionovich Vygotsky. Apresentação e comentários Ana Luiza Smolka. Tradução: Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.
VIGOTSKY, Lev Semionovich. Obras Escolhidas. Vols. Tomos I, II, III. Madrid: Visor Y Ministério de Educación y Ciencia, 1930/1991.
ZABALZA, Miguel A.. Evaluar en Educación Infantil. RELAdEI. Revista Latinoamericana de Educación Infantil [en línea]. vol. 6, no. 1-2 pp. 9-14. Mar. 2018. ISSN 2255-0666. Disponível em: https://www.usc.gal/revistas/index.php/reladei/article/view/4995 Acesso em: 01 Set. 2019.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________