Dança Criativa e Improvisação: benefícios para cognição de crianças e adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644442085

Palavras-chave:

Dança Escolar, Improvisação, Cognição.

Resumo

Este texto tem por fim abordar os benefícios do ensino da dança criativa para cognição e capacidade criativa de crianças e adolescentes. Uma das técnicas da metodologia de dança criativa é a improvisação, seus procedimentos estimulam os participantes a refletirem e criarem padrões de movimentação e sequências coreográficas dirigidas por temas pré-estabelecidos. Assim, o ato do dançar exige do aluno não apenas ajustes motores, mas também rítmicos, além do uso da expressão e imaginação. Durante à interpretação da dança e música regiões do cérebro são ativadas, isso traz benefícios para funções neurais, como raciocínio lógico, linguagem, memória, atenção, visão, sensações e à própria motricidade. Desse modo, é possível promover o desempenho escolar do aluno. O presente texto apresenta um modelo conceitual para o entendimento da relação dança, cognição e criatividade, que foi fundamentado na fenomenologia da percepção e formação do conhecimento incorporado (embodied knowing). As de informações deste texto podem ampliar o entendimento da dança criativa, no contexto escolar, bem como, qualificar o uso da improvisação como ferramenta pedagógica. Conclui-se que a dança criativa traz benefícios para plasticidade neural do aluno, podendo beneficiar seu rendimento escolar

Biografia do Autor

Marcelo de Maio Nascimento, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987). Expecialização em Treinamento Físico e Desportivo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Mestrado em Ciências do Esporte pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha (1996) e doutorado em Ciências do Esporte pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha (2007). Marcelo se especializou em Dança/Teatro e Esporte e Gestão Ambiental pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha. Foi professor das disciplinas de Dança e Ginástica na mesma universidade (2006-2010). Entre os anos de 1989-2010 atuou como professor de dança no Cologne Dance Center Koln/Alemanha e Tanz-Haus NRW Duesseldorf/Alemanha, ministrando também diversos workshops e coreografando espetáculos de dança em diferentes países europeus. Atualmente é professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Colegiado de Educação Física. Coordena o projeto de Extensão: Pilates e o Idoso- Contribuições para o Equilíbrio Corporal; coordenador do GEPELMA-Grupo de Pesquisa e Estudo em Lazer e Meio Ambiente e, GEDAGIN-Grupo de Estudo em Dança e Ginástica. Docente do Programa Master em Dança (V.I.E.W.) da Universidade de Esportes de Colônia/Alemanha.

Referências

ANDRADE, Milton; SANTIAGO, Diogo. Sobre o ensino da dança: Algumas considerações sobre a pedagogia do movimento. DAPesquisa v. 3, n. 5, p. 385–903, 2019.

ANJOS, Isabelle de Vasconcellos Corrêa dos; FERRARO, Alexandre Archanjo. The influence of educational dance on the motor development of children. Revista Paulista de Pediatria, v. 36, p. 337-344, 2018.

BANIQUED, Pauline L. et al. Brain Network Modularity Predicts Exercise-Related Executive Function Gains in Older Adults. Frontiers in Aging Neuroscience v. 9, n. JAN, p. 1–17 , 4 jan. 2018. Disponível em: <http://journal.frontiersin.org/article/10.3389/fnagi.2017.00426/full>.

BARBOUR, Karen. Embodied ways of knowing. Waikato Journal of Education v. 10, n. 1 , 2016.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: MEC. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf>.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Educação Física/ Secretaria de Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/fisica.pdf>.

BROWN, Steven; MARTINEZ, Michael J.; PARSONS, Lawrence M. The neural basis of human dance. Cerebral Cortex v. 16, n. 8, p. 1157–1167 , 2006.

BIASUTTI, Michele. Improvisation in dance education: teacher views. Research in Dance Education, v. 14, n. 2, p. 120-140, 2013.

BURZYNSKA, Agnieszka Z. et al. The dancing brain: Structural and functional signatures of expert dance training. Frontiers in Human Neuroscience v. 11, n. November , 2017.

CORREIA, Adriana Martins; SILVA, Carlos Alberto Figueiredo Da; FERREIRA, Nilda Teves. Do racha na rua à batalha no palco: cenas das danças urbanas. Motrivivência v. 29, n. 50, p. 213 , 2017.

D’SOUZA, Annalise A.; WISEHEART, Melody. Cognitive effects of music and dance training in children. Archives of Scientific Psychology v. 6, n. 1, p. 178–192 , 2018.

DA SILVA COSTA, JP; DE MATTOS, JGS; PERES, CR; DIAS, MJ; AMARAL, JMV; RODRIGUES, ALL. A importância da dança no meio escolar para a formação do aluno. Revista Saúde e Educação v. 2, n. 1, p. 89–98 , 2017.

DE CARVALHO, Monique Costa et al. A importância da dança nas aulas de Educação Física – Revisão Sistemática. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte v. 11, n. 2, p. 38–54 , 2012.

DE SOUZA, Klédson Tiago Alves;; SOUZA, José Francisco das Chagas. Corpo-Próprio: Caminho Filosófico de Merleau-Ponty. Trilhas filosóficas v. 9, n. 1, p. 121–131 , 2016.

DE VASCONCELLOS CORRÊA DOS ANJOS, Isabelle; FERRARO, Alexandre Archanjo. The influence of educational dance on the motor development of children. Revista Paulista de Pediatria v. 36, n. 3, p. 337–344 , 2018.

DINIZ, Irlla Karla dos Santos; DARIDO, Suraya Cristina. O que ensinar sobre dança no ensino médio? Motrivivência v. 31, n. 58, p. 1–23 , 2019.

STRAZZACAPPA, Márcia. Dança na educação: discutindo questões básicas e polêmicas. Pensar a Prática, v. 6, p. 73-86, 2003.

FERREIRA, VINICIUS RENATO THOMÉ; CECCONELLO, WILLIAM WEBER; MACHADO, Mariana Rodrigues. Neurônios-espelho como possível neurológica das habilidades sociais. Psicologia em Revista v. 23, n. 1, p. 147–159 , 2017.

HENLEY, Matthew. Sensation, Perception, and Choice in the Dance Classroom. Journal of Dance Education v. 14, n. 3, p. 95–100 , 3 jul. 2014. Disponível em: <http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/15290824.2014.907497>.

KARPATI, F. J., GIACOSA, C., FOSTER, N. E., PENHUNE, V. B., & HYDE, K. L. Dance and the brain: A review. Annals of the New York Academy of Sciences v. 1337, n. 1, p. 140–146 , 2015.

KIM, Young Jae et al. The effects of sport dance on brain connectivity and body intelligence. Journal of Cognitive Psychology v. 28, n. 5, p. 611–617 , 2016.

KOLYNIAK FILHO, Carol. Motricidade e aprendizagem: algumas implicações para a educação escolar. Construção psicopedagógica v. 18, n. 17, p. 53–66 , 2010. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542010000200005>.

KOSMAT, Helena; VRANIC, Andrea. The Efficacy of a Dance Intervention as Cognitive Training for the Old-Old. Journal of Aging and Physical Activity v. 25, n. 1, p. 32–40 , jan. 2017. Disponível em: <http://journals.humankinetics.com/doi/10.1123/japa.2015-0264>.

LABAN, R. Domínio do Movimento. Summus Edi ed. São Paullo: [s.n.], 1978.

MAIA, Jonatas. Dificuldades e desafios para o ensino de dança, nas aulas de Educação Física, no Ensino Fundamental II. Revista Kinesis v. 33, n. 1983 , 2015.

MARQUES, Danieli Alves Pereira et al. Dança e expressividade: Uma aproximação com a fenomenologia. Movimento v. 19, n. 1, p. 243–263 , 2013.

MARQUES, Isabel. Notas sobre o corpo e o ensino da dança. Caderno Pedagógico, Lageado v. 8, n. 1, p. 31–36 , 2011.

MARQUES, Isabel A. Revisitando a dança educativa moderna de Rudolf Laban. Sala preta v. 2, p. 276–281 , 2011.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção (C. Moura Trad.) São Paulo: Martins Fontes. [S.l: s.n.], 1994.

NASCIMENTO, Marcelo de Maio. Dança e Espacialiadade: Concepções filosóficas para o ganho do conhecimento. Cadernos de Formação RBCE v. 10, n. 1, p. 21–31 , 2019.

NASCIMENTO, Marcelo de Maio. Spiel, Musik und Tanz: Uma metodologia para o desenvolvimento da motricidade, criatividade e expressão nas aulas de Educação Física. Cadernos de Formação RBCE v. 9, n. 2, p. 9–21 , 2018.

NASCIMENTO, Marcelo De Maio. Dança e Corporeidade: considerações fenomenológicas do espaço dançado e corpo percebido. Revista Cena v. 1, n. 13, p. 1–15 , 2013.

NÓBREGA, Terezinha Petrucia da. Corpo, percepção e conhecimento em Merleau-Ponty. Estudos de Psicologia (Natal), v. 13, p. 141-148, 2008.

OLSHANSKY, Michael P. et al. Supplementary motor area and primary auditory cortex activation in an expert break-dancer during the kinesthetic motor imagery of dance to music. Neurocase v. 21, n. 5, p. 607–617 , 2015.

PEREIRA, Marcelo De Andrade; LIMA DE SOUZA, João Batista. Formação superior em dança no brasil: Panorama histórico-crítico da constituição de um campo de saber. Revista Inter Ação v. 39, n. 1 , 19 abr. 2014. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/26443>.

SANTOS, Marcio J.; KANEKAR, Neeta; ARUIN, Alexander S. The role of anticipatory postural adjustments in compensatory control of posture: 2. Biomechanical analysis. Journal of Electromyography and Kinesiology v. 20, n. 3, p. 398–405 , jun. 2010. Disponível em: <https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S1050641110000039>.6176321972.

SCHWARTZ, Peggy. Action Research: Dance Improvisation as Dance Technique. Journal of Physical Education, Recreation & Dance v. 71, n. 5, p. 42–46 , 2000.

SHEETS-JOHNSTONE M. NEW YORK: BOOKS FOR LIBRARIES. The phenomenology of dance. [S.l: s.n.], 1966. 220 p.

SOUSA, Nilza Coqueiro Pires De; HUNGER, Dagmar Aparecida Cynthia França; CARAMASCHI, Sandro. O ensino da dança na escola na ótica dos professores de Educação Física e de Arte. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte v. 28, n. 3, p. 505–520 , 30 set. 2014. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/8917>.

TEIXEIRA-MACHADO, Lavinia; ARIDA, Ricardo Mario; DE JESUS MARI, Jair. Dance for neuroplasticity: A descriptive systematic review. Neuroscience & Biobehavioral Reviews v. 96, n. November 2018, p. 232–240 , jan. 2019. Disponível em: <https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S014976341830664X>.

TOMAZ, Andreza; GANANÇA, Mm. Postural control in underachieving students. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v. 80, n. 2, p. 105–110 , 2014.

UEHARA, Emmy; CHARCHAT-FICHMAN, Helenice; LANDEIRA-FERNANDEZ, Jesus. Funções executivas: Um retrato integrativo dos principais modelos e teorias desse conceito. Revista Neuropsicologia Latinoamericana v. 5, n. 3, p. 25–37 , 2013.

VIEIRA, Marcilio De Souza. A DANÇA EM CENA: reflexões para o ensino superior de dança. Dança: Revista do Programa de Pós-Graduação em Dança v. 4, n. 1, p. 25–33 , 2015.

WOLLESEN, Bettina; VOELCKER-REHAGE, Claudia. Training effects on motor–cognitive dual-task performance in older adults. European Review of Aging and Physical Activity v. 11, n. 1, p. 5–24 , 24 abr. 2014. Disponível em: <http://link.springer.com/10.1007/s11556-013-0122-z>.1043300600.

WRIGHT, Carley. What are the overall benefits of dance improvisation, and how do they affect cognition and creativity? Honors College, Pace University. 2018. 3–26 p. Disponível em: <https://digitalcommons.pace.edu/honorscollege_theses>.

XAVIER, Fernanda; ALMEIDA, Felipe Quintão; GOMES, Ivan. A relação do Funk com a cultura escolar: entre dilemas e tensões. Pensar a Prática v. 21, n. 3, p. 540–551 , 2018.

Downloads

Publicado

2022-06-29

Como Citar

Nascimento, M. de M. (2022). Dança Criativa e Improvisação: benefícios para cognição de crianças e adolescentes. Educação, 47(1), e54/ 1–20. https://doi.org/10.5902/1984644442085