Dança Criativa e Improvisação: benefícios para cognição de crianças e adolescentes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644442085

Palabras clave:

Dança Escolar, Improvisação, Cognição.

Resumen

Este texto tem por fim abordar os benefícios do ensino da dança criativa para cognição e capacidade criativa de crianças e adolescentes. Uma das técnicas da metodologia de dança criativa é a improvisação, seus procedimentos estimulam os participantes a refletirem e criarem padrões de movimentação e sequências coreográficas dirigidas por temas pré-estabelecidos. Assim, o ato do dançar exige do aluno não apenas ajustes motores, mas também rítmicos, além do uso da expressão e imaginação. Durante à interpretação da dança e música regiões do cérebro são ativadas, isso traz benefícios para funções neurais, como raciocínio lógico, linguagem, memória, atenção, visão, sensações e à própria motricidade. Desse modo, é possível promover o desempenho escolar do aluno. O presente texto apresenta um modelo conceitual para o entendimento da relação dança, cognição e criatividade, que foi fundamentado na fenomenologia da percepção e formação do conhecimento incorporado (embodied knowing). As de informações deste texto podem ampliar o entendimento da dança criativa, no contexto escolar, bem como, qualificar o uso da improvisação como ferramenta pedagógica. Conclui-se que a dança criativa traz benefícios para plasticidade neural do aluno, podendo beneficiar seu rendimento escolar

Biografía del autor/a

Marcelo de Maio Nascimento, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987). Expecialização em Treinamento Físico e Desportivo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Mestrado em Ciências do Esporte pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha (1996) e doutorado em Ciências do Esporte pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha (2007). Marcelo se especializou em Dança/Teatro e Esporte e Gestão Ambiental pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha. Foi professor das disciplinas de Dança e Ginástica na mesma universidade (2006-2010). Entre os anos de 1989-2010 atuou como professor de dança no Cologne Dance Center Koln/Alemanha e Tanz-Haus NRW Duesseldorf/Alemanha, ministrando também diversos workshops e coreografando espetáculos de dança em diferentes países europeus. Atualmente é professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Colegiado de Educação Física. Coordena o projeto de Extensão: Pilates e o Idoso- Contribuições para o Equilíbrio Corporal; coordenador do GEPELMA-Grupo de Pesquisa e Estudo em Lazer e Meio Ambiente e, GEDAGIN-Grupo de Estudo em Dança e Ginástica. Docente do Programa Master em Dança (V.I.E.W.) da Universidade de Esportes de Colônia/Alemanha.

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Publicado

2022-06-29

Cómo citar

Nascimento, M. de M. (2022). Dança Criativa e Improvisação: benefícios para cognição de crianças e adolescentes. Educación, 47(1), e54/ 1–20. https://doi.org/10.5902/1984644442085