A escola como espaço de formação para a autonomia numa perspectiva existencialista

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644439817

Resumo

O presente artigo integra uma investigação teórica ampla que visa a uma revisão do conceito de formação em bases filosóficas contemporâneas. Nesta etapa pontual da pesquisa, a investigação volta-se a algumas contribuições do existencialismo sartreano, em especial à concepção de liberdade e suas implicações na formação para a autonomia. Assim, o texto aborda a formação do sujeito autônomo no contexto escolar, considerando a condição relacional em que acontece a educação, bem como o que implica a existência do conflito nessas relações. Propõe-se, com a análise de aspectos da obra de Jean-Paul Sartre, uma análise do conflito como propulsor da constituição da liberdade e da autonomia. Tanto a perspectiva do aluno, quanto a do professor nas relações interpessoais na escola são objeto desta análise conceitual. Destacam-se os desafios ao aluno e ao professor em suas responsabilidades frente à constituição da autonomia. Nesse percurso argumentativo, o texto propõe a presença do professor como sujeito de referência para o desenvolvimento da autonomia dos educandos. Justifica-se, assim, a posição de afastamento das perspectivas idealistas de viés unitário, e a decorrente exigência formativa de que se assuma a pluralidade como condição original da educação.

Biografia do Autor

Vanderlei Carbonara, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul.

Professor doutor na Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Altemir Schwarz, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul.

Mestre pela Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Referências

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Publicado

2021-02-25

Como Citar

Carbonara, V., & Schwarz, A. (2021). A escola como espaço de formação para a autonomia numa perspectiva existencialista. Educação, 46(1), e15/ 1–21. https://doi.org/10.5902/1984644439817