A escola como espaço de formação para a autonomia numa perspectiva existencialista
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644439817Abstract
O presente artigo integra uma investigação teórica ampla que visa a uma revisão do conceito de formação em bases filosóficas contemporâneas. Nesta etapa pontual da pesquisa, a investigação volta-se a algumas contribuições do existencialismo sartreano, em especial à concepção de liberdade e suas implicações na formação para a autonomia. Assim, o texto aborda a formação do sujeito autônomo no contexto escolar, considerando a condição relacional em que acontece a educação, bem como o que implica a existência do conflito nessas relações. Propõe-se, com a análise de aspectos da obra de Jean-Paul Sartre, uma análise do conflito como propulsor da constituição da liberdade e da autonomia. Tanto a perspectiva do aluno, quanto a do professor nas relações interpessoais na escola são objeto desta análise conceitual. Destacam-se os desafios ao aluno e ao professor em suas responsabilidades frente à constituição da autonomia. Nesse percurso argumentativo, o texto propõe a presença do professor como sujeito de referência para o desenvolvimento da autonomia dos educandos. Justifica-se, assim, a posição de afastamento das perspectivas idealistas de viés unitário, e a decorrente exigência formativa de que se assuma a pluralidade como condição original da educação.
References
BURSTOW, Bonnie. A filosofia sartreana como fundamento da educação. Educ. Soc., Campinas, v. 21, n. 70, p. 103-126, abr. 2000. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000100007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 23 jun. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302000000100007.
HERMANN, Nadja. Pluralidade e ética em Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
HONNETH, Axel. Crítica del agravio moral: Patologías de la sociedad contemporánea. Trad. Peter Storandt Diller. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, Universidad Autónoma Metropolitana, 2009.
PEREIRA, José Alan da Silva. Subjetividade e engajamento como pressupostos para a formulação do conceito de interessamento numa educação da situação segundo opensamento de Sartre. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33754/1/TESE%20Jos%C3%A9%20Alan%20da%20Silva%20Pereira.pdf. Acesso em 31 mar. 2020.
SARTRE, Jean-Paul. Entre quatro paredes. São Paulo: Abril Cultural, 1977.
SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. 2. ed. Petrópolis, Vozes, 2012.
SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica. 24. ed. Petrópolis, Vozes, 2016.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaration of originality
We declare that all articles present in the journal Educação (UFSM) are originals and were not submitted for publishing on any other publication, as a whole or a fraction. We also declare that, after being published by Educação (UFSM), a paper will not be submitted to another journal within two years. After this time, our journal transfers the publishing rights to the authors, with a permit granted by the Editorial Council.
We also acknowledge that the originals’ submission to Educação (UFSM) implies on a transference of copyright for physical and digital publishing to the journal. In case of noncompliance, the violator will receive sanctions and penalties predicted by the Brazilian Copyright Protection Law (n. 9610, dated 19/02/98).
Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)
This license lets others remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially, and copy and redistribute the material in any medium or format.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)

