Metacognição em Grupos de Problem-based Learning (PBL)

Autores

  • Adriana Vargas Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Evelise Maria Labatut Portilho Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644424497

Palavras-chave:

metacognição, Problem-based Learning, aprendizagem em grupo

Resumo

Aprendizagem em grupo é um processo que envolve a mobilização de funções cognitivas e desenvolve competências necessárias no decorrer da vida. A Problem-based Learning (PBL), uma proposta de aprendizagem em grupo, enfatiza o desenvolvimento cognitivo e pode potencializar a metacognição. Objetivou-se responder as questões: 1) a PBL é uma metodologia que envolve o desenvolvimento da metacognição? 2) pode-se relacionar os estudos da metacognição no contexto grupal à PBL? Realizou-se o estado do conhecimento do tema, entre 2010 a 2015, contendo os termos metacognition e Problem-based Learning, no portal de periódicos da CAPES. Oito pesquisas foram selecionadas por descreverem evidências empíricas da metacognição em grupos de PBL. A PBL pode ser aplicada aos estudos de aprendizagem em grupo e metacognição, por mobilizar conhecimentos, a tomada de consciência e o autocontrole.

Biografia do Autor

Adriana Vargas, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Psicóloga pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), pós-graduada em Administração pela PUC-PR, Especialista em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Franciscano do Paraná, FAE. Formação em Coordenação de Grupos Operativos. Pesquisadora do projeto Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada. Áreas de estudo: aprendizagem do adulto, metacognição, formação continuada de professores, análise institucional, psicopedagogia institucional, orientação profissional clínica, psicologia organizacional.

Evelise Maria Labatut Portilho, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná; especialização em Psicopedagogia, Educação Especial e Grupos Operativos; mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Complutense de Madri (2003). Pós Doc na Universidade do Porto (2015) - CAPES. É professora titular do Programa Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Coordenadora da Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada, que atende escolas de diferentes níveis e redes, com um Programa de Formação Continuada aos professores. Recebe fomento externo por meio de bolsa de estudo para alunos de mestrado e doutorado. Coordenadora do Curso de Especialização em Psicopedagogia da PUCPR, desde 1990. Conselheira da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), onde coordena a Comissão de Cursos. Autora de livros e artigos científicos. Co-autora do Inventário Portilho/Beltrami de Estilos de Aprendizagem e do Questionário Portilho/Banas de Estilos de Ensino. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, estratégias e estilos de aprendizagem e ensino, psicopedagogia, metacognição, avaliação e formação de professores. Bolsista Produtividade em Pesquisa da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná. Integrante do Grupo de Pesquisa Educación Personalizada en la Era Digital (EPEDIG) da Universidad Internacional de la Rioja - Espanha.

Downloads

Publicado

2017-08-31

Como Citar

Vargas, A., & Portilho, E. M. L. (2017). Metacognição em Grupos de Problem-based Learning (PBL). Educação, 42(2), 421–434. https://doi.org/10.5902/1984644424497

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua