Metacognition in Problem-based Learning (PBL) groups

Authors

  • Adriana Vargas Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Evelise Maria Labatut Portilho Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644424497

Keywords:

Metacognition, Problem-based Learning, Learning group.

Abstract

Group learning is a process that involves cognitive functions mobilization and develops skills necessary throughout life. Problem-Based Learning (PBL), a proposal of group learning, emphasizes the cognitive development and may make the metacognition stronger. The objective was to answer the questions: 1) is PBL a methodology that involves metacognition development? 2) can we relate metacognition studies on group context to PBL? State of the art researches over the theme were realized, between 2010 – 2015, containing the terms metacognition and Problem-based Learning, in CAPES portal journals. Eight researches were selected because they describe empirical evidences of metacognition in PBL groups. PBL can be applied to studies group learning and metacognition, by mobilizing knowledge, awareness and self-control.

Author Biographies

Adriana Vargas, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Psicóloga pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), pós-graduada em Administração pela PUC-PR, Especialista em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Franciscano do Paraná, FAE. Formação em Coordenação de Grupos Operativos. Pesquisadora do projeto Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada. Áreas de estudo: aprendizagem do adulto, metacognição, formação continuada de professores, análise institucional, psicopedagogia institucional, orientação profissional clínica, psicologia organizacional.

Evelise Maria Labatut Portilho, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná; especialização em Psicopedagogia, Educação Especial e Grupos Operativos; mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Complutense de Madri (2003). Pós Doc na Universidade do Porto (2015) - CAPES. É professora titular do Programa Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Coordenadora da Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada, que atende escolas de diferentes níveis e redes, com um Programa de Formação Continuada aos professores. Recebe fomento externo por meio de bolsa de estudo para alunos de mestrado e doutorado. Coordenadora do Curso de Especialização em Psicopedagogia da PUCPR, desde 1990. Conselheira da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), onde coordena a Comissão de Cursos. Autora de livros e artigos científicos. Co-autora do Inventário Portilho/Beltrami de Estilos de Aprendizagem e do Questionário Portilho/Banas de Estilos de Ensino. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, estratégias e estilos de aprendizagem e ensino, psicopedagogia, metacognição, avaliação e formação de professores. Bolsista Produtividade em Pesquisa da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná. Integrante do Grupo de Pesquisa Educación Personalizada en la Era Digital (EPEDIG) da Universidad Internacional de la Rioja - Espanha.

Published

2017-08-31

How to Cite

Vargas, A., & Portilho, E. M. L. (2017). Metacognition in Problem-based Learning (PBL) groups. Education, 42(2), 421–434. https://doi.org/10.5902/1984644424497

Issue

Section

Continuous Demand