Novas abordagens no ensino das Ciências Humanas: a premência de diversificar linguagens no labor docente com Geografia e História
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644414994Palavras-chave:
Letramento, Ciências Humanas, Estratégias comunicativasResumo
O artigo defende que o aprendizado é pessoal e subjetivo derivando, por conseguinte, de estratégias diferenciadas de acesso ao saber formal. Parte do pressuposto que há, invariavelmente, uma diversidade de formas para apreender um dado objeto e o ferramental a ser utilizado será, sempre, decorrente da combinação heterogênea entre contexto espaço-temporal, instituição de ensino, formação e motivação do professor e o aluno (contexto socioeconômico e individualidade). Assim, este escrito se defronta com uma questão nodal: Como, no ensino das Ciências Humanas, alcançar/comunicar-se com os alunos para além do texto formal? Busca-se, então, compreender a possibilidade de letramento nas Ciências Humanas através da diversificação de estratégias de comunicação; entender as diferentes linguagens como instrumentos para a aproximação do conteúdo programático do cotidiano do aluno e apresentar desafios metodológicos para a utilização de instrumentos de comunicação.
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