A questão dos estereótipos de beleza no livro didático de inglês: a importância das pautas feministas para o debate

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644483248

Parole chiave:

Livro Didático, Mulher, Feminismo

Abstract

Neste artigo, analisa-se a presença da Mulher no Livro Didático de Inglês (LDI) na coleção Alive High, Ensino Médio. Averígua-se se estereótipos estabelecidos socialmente estão presentes em uma coleção de livro didático de Inglês, observando se a coleção, ao longo da coletânea de textos e atividades, problematiza estereótipos de beleza. Para a realização do estudo, utilizou-se a abordagem quantitativo-qualitativo-interpretativista e a análise de conteúdo. Os resultados indicam que o índice de ocorrências de atividades que abrangem o objetivo estabelecido é muito pequeno, silenciando, dessa maneira, pautas feministas tão importantes para toda a sociedade, em especial as que dizem respeito a problematizar estereótipos de beleza. Com isso, nota-se que a coleção pouco contribui no que diz respeito a apresentar a Mulher como protagonista, emancipada, silenciando as diferenças políticas e sociais entre Mulheres e homens, assim como as lutas das Mulheres por direitos. Entende-se que a abordagem do LDI em relação ao objetivo central do estudo impede que, através dele, as(os) alunas(os) possam se beneficiar com discussões acerca da sociedade patriarcal vigente, considerando questões como machismo, violência contra a Mulher e desigualdade entre os sexos, além de refletir sobre suas experiências e vivências, de modo que a sociedade possa ser mais justa e menos machista.

Biografie autore

Silvio Ribeiro da Silva, Universidade Federal de Jataí

Doutor em Linguística Aplicada. Mestre em Linguística. Professor Adjunto 4.

Paula Jeane Prado, Centro de Educação Profissional de Jataí

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de Goiás (2008). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Riferimenti bibliografici

AGUIAR, Márcio Mucedula. A construção das hierarquias sociais: classe, raça, gênero e etnicidade. Cadernos de Pesquisa do CDHIS, nº 36/37, ano 20, p. 83-88, 2007.

CARNEIRO, Sueli. Enegrecer o feminismo: a situação da mulher negra na América Latina a partir de uma perspectiva de gênero. In:Ashoka Empreendimentos Sociais;

Takano Cidadania. (Org.). Racismos contemporâneos. Rio de Janeiro: Takano Editora, 2003.

CERQUEIRA, Aline Cedraz de, et al.Comportamento do consumidor de cosméticos: um estudo exploratório.Revista Formadores, v. 6, n. 1, p. 128, 2013.

DELPHY, Christine. Patriarcado (Teorias do). In: HIRATA, Helena. et al. (Org.). Dicionário Crítico do Feminismo. Ed. Unesp, 2009.

EVANGELISTA, KellyCristiny Martins; BAPTISTA, Tadeu João Ribeiro. Mulher nova, bonita e carinhosa: uma análise de conteúdo da revista Ludovica. Revista Café com Sociologia. ISSN: 2317-0352. Vol.6, número2, mai/jul., 2017.

HOOKS, Bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018.

INFANTE, Victor, et al.Comportamento de homens e mulheres quanto ao consumo de cosméticos e a importância na indicação de produtos e adesão ao tratamento. Surgical & Cosmetic Dermatology, vol. 8, nº. 2, 2016, pp.134-141.

LERNER, Gerda. The Creation of Patriarchy. New York: Oxford University Press, 1986.

MACKEY, Finn. Radical Feminism: feminist activism in movement. England, UK. Palgrave, Macmillan, 2015.

MCCANN, Hanna, et al. Olivro do feminismo. Tradução: Rodrigues, A. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2019.

MENEZES, Vera. et al. Alive High Ensino Médio. 2ª Ed., São Paulo: Edições SM, 2016.

MILLET, K. Sexual Politics. Urbana: University of Illinois Press, 2000.

QUINET, Antônio; JORGE, Marco Antônio Coutinho. (Org.) As homossexualidades na Psicanálise: na história de sua despatologização. São Paulo: Segmento Farma, 2013.

ROWLAND, Robyn; KLEIN, Renate. Radically Speaking: feminism reclaimed. North Melbourne, Victoria: Spinifix Press, 1997.

WOLF, Naomi. O mito da beleza: como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres. Tradução: Barcellos, W. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.

Pubblicato

2024-04-09

Come citare

Silva, S. R. da, & Prado, P. J. (2024). A questão dos estereótipos de beleza no livro didático de inglês: a importância das pautas feministas para o debate. Educação, 49(1), e72/1–24. https://doi.org/10.5902/1984644483248