Avaliação de desempenho docente na Educação Superior: uma análise da produção acadêmica dos últimos dez anos
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644471799Parole chiave:
avaliação de desempenho docente, Educação Superior, SinaesAbstract
Este artigo apresenta uma análise da produção acadêmica dos últimos dez anos sobre a avaliação de desempenho docente (ADD) na Educação Superior. O objetivo é entender como a ADD é utilizada em diferentes Instituições de Educação Superior (IES), como ocorre a participação da comunidade acadêmica nesse processo e como as IES e os docentes se apropriam dos resultados da ADD. Quanto aos aspectos metodológicos, o estudo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica que permite uma atualização do conhecimento sobre o tema da ADD. Os procedimentos para coleta de dados envolvem consulta ao Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e seleção de artigos publicados em cinco periódicos classificados como Qualis A. As análises empreendidas derivam da interpretação e de correlações estabelecidas pelas autoras. Os principais resultados indicam para a existência de duas perspectivas de ADD que podem ser complementares e não excludentes: uma de natureza reguladora e outra de natureza formativa.
Riferimenti bibliografici
ASSIS, Maria Celina de. Licenciatura nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: implantação e desafios. 2013. 84 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
BALL, Stephen J. Educational reform: a critical and post-structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.
BARCELOS, Ricardo da Silva. Análise do instrumento de medida utilizado na autoavaliação institucional da UFSM aplicado aos seus discentes, utilizando a Teoria de Resposta ao Item (TRI). 2017. 135 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017.
BARREYRO, Gladys Beatriz; ROTHEN, José Carlos. Percursos da avaliação da educação superior nos governos Lula. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 1, p. 61-76, jan./mar. 2014.
BERNARDES, Joelma dos Santos. A comissão própria de avaliação: contribuições para o planejamento e para a gestão institucional. In: ROTHEN, José Carlos; SANTANA, Andréia da Cunha Malheiros (org.) Avaliação da Educação: referências para uma primeira conversa. São Carlos: EdUFSCar, 2018.
BORDINI, Débora Valim Cirino. Um estudo meta-avaliativo da avaliação da docência. 2017. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
BOTELHO, Arlete de Freitas. Intencionalidades e efeitos da autoavaliação institucional na gestão de uma universidade multicampi. 2016. 381 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
BOWE, Richard; BALL, Stephen J.; GOLD, Anne. Reforming education & changing schools: case studies in policy sociology. London: Routledge, 1992.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 14 abr. 2004.
CATANI, Afrânio Mendes; OLIVEIRA, João Ferreira; DOURADO, Luíz Fernandes. A política de avaliação da Educação Superior no Brasil em questão. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, Sorocaba, v. 6, n. 4, p. 7-15, 2001.
DAL RI, Neusa Maria; FLORO, Elisângela Ferreira. Trabalho docente e avaliação de desempenho: o caso dos professores que atuam na carreira da EBTT. Interfaces da Educação, Paranaíba, v. 6, n. 16, p. 66-89, 2015.
DAROS JÚNIOR, Armando. O alcance das orientações da Unesco na elaboração do Sistema Nacional da Avaliação da Educação Superior (Sinaes). 2014. 142 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2014.
DIAS SOBRINHO, José. Avaliação da Educação Superior: regulação e emancipação. Avaliação: Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, Campinas, v. 8, n. 1, p. 31-47, mar. 2003.
DIAS SOBRINHO, José. Qualidade, avaliação: do Sinaes a índices. Avaliação: Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, Campinas, v. 13, n. 3, p. 817-825, nov. 2008.
EMBIRUÇU, Marcelo; FONTES, Cristiano; ALMEIDA, Luíz. Um indicador para a avaliação do desempenho docente em instituições de ensino superior. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 69, p. 795-820, out./dez., 2010.
FÁVERO, Altair Alberto; CONSALTÉR, Evandro; TONIETO, Carina. A lógica do mercado e suas implicações nas políticas e processos de avaliação da Educação Superior. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, e74384, 2020.
FRANÇA, Neide Maria Machado de. Avaliação docente na Educação Profissional: concepções e implicações na prática pedagógica. 2018. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018.
GOMES, Suzana dos Santos; MELO, Savana Diniz Gomes; GARRIDO, Felipe Andres Zurita. Educação Superior na América Latina em tempos de crise. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 30, n. 31, p. 1-12, mar. 2022.
GOSLING, Iury Teixeira Sevilha. Avaliação da eficiência de docentes de mestrados acadêmicos de Turismo utilizando Data Envelopment Analysis. 2019. 108 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.
GROHMANN, Márcia Zampieri; RAMOS, Márcio Sampedro. Competências docentes como antecedentes da avaliação de desempenho do professor: percepções de mestrandos de administração. Avaliação: Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, Campinas, v. 17, n. 1, p. 65-86, mar. 2012.
GUIMARÃES, Edilene Rocha; ESTEVES, Manuela. Sistemas de avaliação da Educação Superior em Portugal e Brasil. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 29, n. 72, p. 596-630, set./dez. 2018.
LACERDA, Leo Lynce Valle de. Sinaes, teoria e prática: pressupostos epistemológicos em oposição. Avaliação: Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, Campinas, v. 20, n. 1, p. 87-104, mar. 2015.
MACEDO, Marconi Neves; ARAÚJO, Maria Arlete Duarte de. A influência dos organismos internacionais na avaliação da Educação Superior brasileira. Revista Brasileira de Educação, v. 27, e27009, 2022.
MAGNIN, Luana Silvy de Lorenzi Tezza; TAKAHASHI, Adriana. A política de avaliação da produtividade acadêmica brasileira sob a ótica dos pesquisadores: uma meta-síntese. Avaliação: Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, Campinas, v. 26, n. 3, p.742-758, nov. 2021.
MATUICHUK, Miraldo; SILVA, Maclovia Corrêa da. Avaliação docente pelo discente na melhoria do desempenho institucional: UTFPR/SIAVI. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 21, n. 79, p. 323-348, abr./jun., 2013.
OLIVEIRA, Suéllen Cristina Vaz de. A avaliação do desempenho docente: o curso de Educação Física. 2014. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2014.
PAGLIARINI, Lidiane Limana Puiati. Perspectivas mundiais da avaliação na Educação Superior. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 29, n. 60, p. 256-263, jan./abr., 2019.
PEIXOTO. Maria do Carmo de Lacerda. Avaliação institucional externa no Sinaes: considerações sobre a prática recente. Avaliação: Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, Campinas, v. 16, n. 1, p. 11-36, mar. 2011.
PILLAT, Fábio Roberto; ARAÚJO, Maria Cristina Pansera de. Uma análise dos primeiros quinze anos do Sinaes: dizeres e compreensões docentes. Avaliação: Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, Campinas, v. 25, n. 2, p. 317-338, jul. 2020.
RIBEIRO, Elisa Antônia. As atuais políticas públicas de avaliação para a Educação Superior e os impactos na configuração do trabalho docente. Avaliação: Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, Campinas, v. 17, n. 2, p. 299-316, jul. 2012.
RIZOTTO, Silvana Mara Bernardi. Avaliação de desempenho docente da Educação Profissional Superior. 2020. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias) – Centro Universitário Internacional, UNINTER, Curitiba, 2020.
SANTOS, Lucíola de C. P. Formação de professores na cultura do desempenho. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1145-1157, set./dez. 2004.
SILVA, Alexsandro Cordeiro Alves da. Desenvolvimento de jogo sério acadêmico para avaliação e acompanhamento de desempenho docente. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento, Curitiba, 2019.
SILVA, Maria das Graças Martins da. A produção docente e a avaliação dos programas de pós-graduação: um estudo na pós-graduação da UFMT. Revista Educação Pública, Cuiabá, v. 18, n. 37, p. 383-401, maio/ago. 2009.
SOUSA, Ana Cléa Gomes de. Avaliação docente na educação superior: expectativas acadêmicas quanto ao uso dos resultados para aprimorar o ensino. 2013. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
SOUSA, Angélica Silva de; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; ALVES, Laís Hilário. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da Fucamp, v. 20, n. 43, p. 64-83, 2021.
TAHIM, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira. Avaliação institucional: desempenho docente na educação superior. 2011. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
VERHINE, Robert E. Avaliação e regulação da Educação Superior: uma análise a partir dos primeiros dez anos do Sinaes. Avaliação: Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, Campinas, v. 20, n. 3, p. 603-619, nov. 2015.
VIANA FILHO, Marcizo Veimar Cordeiro et al. O trabalho do professor na pós-graduação no Brasil após a Lei 9394/1996. Avaliação: Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, Campinas, v. 24, n. 1, p. 127-147, 2019.
VIEIRA, Regina Lúcia Bastos; FREITAS, Kátia Siqueira de. O Sinaes na universidade pública estadual: análise do processo de construção da avaliação interna na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio Janeiro, v. 18, n. 68, p. 443-464, jul./set. 2010.
ZATTI, Antônio Marcos. Avaliação do desempenho docente nas redes públicas estaduais de ensino do Brasil e sua relação com a remuneração. 2017. 210 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2017.
ZATTI, Antônio Marcos; MINHOTO, Maria Angélica Pedra. Política de avaliação do desempenho docente nas redes estaduais de ensino no Brasil. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 45, p. e188993, 2019.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Educação
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________