Avaliação de desempenho docente na Educação Superior: uma análise da produção acadêmica dos últimos dez anos

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644471799

Parole chiave:

avaliação de desempenho docente, Educação Superior, Sinaes

Abstract

Este artigo apresenta uma análise da produção acadêmica dos últimos dez anos sobre a avaliação de desempenho docente (ADD) na Educação Superior. O objetivo é entender como a ADD é utilizada em diferentes Instituições de Educação Superior (IES), como ocorre a participação da comunidade acadêmica nesse processo e como as IES e os docentes se apropriam dos resultados da ADD. Quanto aos aspectos metodológicos, o estudo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica que permite uma atualização do conhecimento sobre o tema da ADD. Os procedimentos para coleta de dados envolvem consulta ao Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e seleção de artigos publicados em cinco periódicos classificados como Qualis A. As análises empreendidas derivam da interpretação e de correlações estabelecidas pelas autoras. Os principais resultados indicam para a existência de duas perspectivas de ADD que podem ser complementares e não excludentes: uma de natureza reguladora e outra de natureza formativa.

Biografie autore

Fabíula Tatiane Pires, Federal Institute of Minas Gerais

Doutoranda em Educação pelo PPGE-FaE, UFMG. Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Pedagoga pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atua profissionalmente como Pedagoga no Instituto Federal Minas Gerais, campus Ouro Preto.

Suzana dos Santos Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), onde fez sua formação: graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado. Pós-Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (U.L) e Universidade de São Paulo (USP). 

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Pubblicato

2024-03-05

Come citare

Pires, F. T., & Gomes, S. dos S. (2024). Avaliação de desempenho docente na Educação Superior: uma análise da produção acadêmica dos últimos dez anos. Educação, 49(1), e52/1–33. https://doi.org/10.5902/1984644471799