Formação do professor de música: contextos e interfaces

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644467949

Parole chiave:

Educação Musical, Estado da Arte, Formação Docente

Abstract

A formação do professor de música tem sido amplamente discutida pelo campo da Educação Musical há, pelo menos, trinta anos. Enquanto as temáticas e direcionamentos teóricos se amplificam engendrando a constituição da Educação Musical como área do conhecimento, assiste-se a um amadurecimento no bojo epistemológico das pesquisas que, nela, estudam a formação docente. Assim, objetiva-se, neste artigo, apresentar e discutir resultados parciais de uma pesquisa do tipo estado da arte que analisou perspectivas teóricas das publicações que tematizaram a formação docente nos últimos trinta anos e os impactos para as suas diferentes concepções. A problematização dos resultados apresentados é articulada, por fim, com estudos realizados sobre a formação docente na área de Educação (ANDRÉ, 2002; BRZEZINSKI 2006; 2014), por meio da qual se apontam alguns caminhos desvelados com a presente pesquisa, bem como questionamentos para reflexões futuras. Espera-se que os apontamentos tecidos neste artigo articulem subsídios para explicar as concepções, perspectivas e contextos que parecem atravessar a formação docente, bem como os seus reflexos no tratamento da temática em si.

Biografie autore

Jéssica de Almeida, Federal University of Roraima

Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Música e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Doutora em Educação (Linha de Pesquisa Educação e Artes) pela Universidade Federal de Santa Maria (2019), Mestre em Educação (2016) e Licenciada em Música (2012) pela mesma instituição. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto)Biográficas em Educação Musical (GEPAEM) a partir do qual desenvolve pesquisas sobre a formação e atuação de professores, especialmente, de música, em diferentes contextos a partir de abordagens (auto)biográficas. É coordenadora da região Norte na Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e representante do estado Roraima no Fórum Latinoamericano de Educação Musical (Fladem).

Ziliane Lima de Oliveira Teixeira, Federal University of Alagoas

Professora Adjunta no Curso de Música da Universidade Federal de Alagoas, atuando nas áreas de Educação Musical e Estágio Supervisionado. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2016) e Mestra em Música pela Universidade de Aveiro, Portugal (2011). Integra o Grupo de Pesquisas NarraMus, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Departamento de Música da UFSM e co-lidera o Grupo de Estudos Contemporâneos em Música (GECOM), vinculado ao Curso de Música da UFAL.

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Pubblicato

2023-06-27

Come citare

Almeida, J. de, & Teixeira, Z. L. de O. (2023). Formação do professor de música: contextos e interfaces. Educação, 48(1), e67/1–47. https://doi.org/10.5902/1984644467949