O modo de ser surdo não incapacitado: um discurso em funcionamento nas escolas de surdos
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644466212Parole chiave:
Surdo, Subjetivação, Currículo.Abstract
A Educação de Surdos vem sendo investigada a partir de diversas perspectivas teóricas, constituindo análises que auxiliam na compreensão da surdez em contexto educacional. Esta investigação pretendeu compreender os modos de ser surdo em funcionamento nos discursos presentes nos Regimentos Escolares e Projeto Político Pedagógicos de escolas de surdos no Rio Grande do Sul. Neste artigo, referindo-se a um recorte da supracitada pesquisa, aborda um destes modos de ser surdo, que está pautado nos discursos que entendem o sujeito surdo enquanto um indivíduo não incapacitado. A partir de uma teorização foucaultiana, procedeu-se uma análise, de forma a estudar os discursos que fabricam um modo de ser surdo a partir da perspectiva de uma não incapacitação. Trata-se de um assujeitamento do surdo enquanto um indivíduo correlativo à governamentalidade neoliberal, um indivíduo que, para se inserir na sociedade, precisa esforçar-se para incluir-se e superar as barreiras daquilo que é compreendido como uma incapacitação física.
Riferimenti bibliografici
AMARAL FILHO, Fausto dos Santos. O que podemos esperar da escola?: uma reflexão para além da modernidade. Revista Educere Et Educare, v.13, n.28, maio/ago. 2018.
BRASIL. Lei nº10.436 da Língua Brasileira de Sinais. Brasília, DF, 2002.
BRASIL. Decreto nº5.626. Brasília, DF, 2005.
BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos, Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Brasília, DF, 2007.
BRASIL. SEESP/MEC. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, DF, 2008.
BRASIL. MEC/SECADI. Relatório da Política Linguística de Educação Bilíngue. Brasília, DF, 2014.
CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
DIAS, Adriana. Por uma genealogia do capacitismo: da eugenia estatal a narrativa capacitista social. In: 1, Simpósio Internacional de Estudos sobre a Deficiência. USP, São Paulo, 2013. Anais... I Simpósio Internacional de Estudos sobre a Deficiência. São Paulo: editora USP, 2013.
DÓRIA, Ana Rimoli de Faria. Compêndio de Educação da Criança Surdo-Muda. Rio de Janeiro, 1958.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Trabalhar com Foucault: Arqueologia de uma paixão. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão. Petrópolis: Vozes, 1991.
FOUCAULT, Michel. Os Anormais: curso dado no Collège de France (1975). São Paulo, Martins Fontes, 2002.
FOUCAULT, Michel. O Nascimento da Biopolítica: curso dado no Collège de France (1978-1979). São Paulo: Martins Fontes, 2008.
FOUCAULT, Michel. Segurança, Território e População: curso dado no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008.
FOUCAULT, Michel. Em Defesa da Sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 2010.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
GALVÃO FILHO, T. A. A Tecnologia Assistiva: de que se trata? In: MACHADO, G. J. C.; SOBRAL, M. N. (Orgs.). Conexões: educação, comunicação, inclusão e interculturalidade. Porto Alegre: Redes Editora, p. 207-235, 2009.
KLEIN, Madalena. Tecnologias de Governamento na Formação Profissional dos Surdos. 2003. 134 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010.
LIPOVETSKY, Gilles. Os tempos Hipermodernos. Lisboa: Edições 70, 2018.
LUNARDI, Márcia Lisi. A produção da anormalidade surda nos discursos da educação especial. 2003. 200 f. Tese (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
MODESTO, Artarxerxes Tiago Tácito. Abordagens Funcionalistas. Revista Letra Magna, v. 3, n. 4. 2006.
SILVA, Tomaz Tadeu. A política e a epistemologia do corpo normalizado. Espaço, Rio de Janeiro, n.8, p. 3-15. 1998.
VEIGA-NETO, Alfredo; SARAIVA, Karla. Modernidade Líquida, Capitalismo Cognitivo e Educação Contemporânea. Educação e Realidade, n.34, v.2, p.187-201, maio/ago. 2009.
WITCHS, Pedro H. Governamento linguístico em educação de surdos: práticas de produção do Surdus mundi no século XX. 2018. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio Sinos.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Educação (UFSM)
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________