O modo de ser surdo não incapacitado: um discurso em funcionamento nas escolas de surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644466212

Palavras-chave:

Surdo, Subjetivação, Currículo.

Resumo

A Educação de Surdos vem sendo investigada a partir de diversas perspectivas teóricas, constituindo análises que auxiliam na compreensão da surdez em contexto educacional. Esta investigação pretendeu compreender os modos de ser surdo em funcionamento nos discursos presentes nos Regimentos Escolares e Projeto Político Pedagógicos de escolas de surdos no Rio Grande do Sul. Neste artigo, referindo-se a um recorte da supracitada pesquisa, aborda um destes modos de ser surdo, que está pautado nos discursos que entendem o sujeito surdo enquanto um indivíduo não incapacitado. A partir de uma teorização foucaultiana, procedeu-se uma análise, de forma a estudar os discursos que fabricam um modo de ser surdo a partir da perspectiva de uma não incapacitação. Trata-se de um assujeitamento do surdo enquanto um indivíduo correlativo à governamentalidade neoliberal, um indivíduo que, para se inserir na sociedade, precisa esforçar-se para incluir-se e superar as barreiras daquilo que é compreendido como uma incapacitação física.

Biografia do Autor

Ana Gabriela da Silva Vieira, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

É graduada em História pela Universidade Federal de Pelotas (2018), mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2019), e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Desenvolveu estudos no campo da Educação de Surdos e dos Estudos Foucaultianos.

Madalena Klein, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

É graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora Associada na Universidade Federal de Pelotas, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação de Surdos. Focos de interesse, principalmente, nos seguintes temas: movimentos sociais e educação, currículo, formação de professores, processos de escolarização, diferença e epistemologias decoloniais.

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Publicado

2023-04-02

Como Citar

Vieira, A. G. da S., & Klein, M. (2023). O modo de ser surdo não incapacitado: um discurso em funcionamento nas escolas de surdos. Educação, 48(1), e10/1–23. https://doi.org/10.5902/1984644466212