Ambientes interativos e o letramento digital de discentes na área da saúde

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644453311

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Letramento digital, Ambientes interativos, Estudante universitário

Abstract

A digitalização das atividades cotidianas exige novas maneiras de lidar com a linguagem (verbal ou visual), exige um letramento digital. No cenário de aprendizagem dos cursos universitários identificam-se alunos que chegam à graduação com diferentes níveis de interação com as tecnologias digitais e ambientes interativos, o que resulta em níveis diferenciados de letramento e de aprendizado. Este trabalho tem como objetivo identificar o perfil de interação de graduandos da saúde de uma universidade pública com os ambientes interativos e como estes lócus contribuem para seu letramento digital considerando o âmbito pessoal e acadêmico. Este é um estudo descritivo, transversal, de abordagem quantitativa, realizado em uma universidade pública no estado da Bahia. Foi aplicado um questionário estruturado e os dados coletados foram tabulados e submetidos a técnica de estatística descritiva. Foi possível identificar que os graduandos da saúde possuem o perfil de elevada interação com diferentes ambientes interativos e seus elementos multimodais, interagem com os mesmos de maneira autônoma, realizam buscas e organizam informações em ambiente digital, tendo a internet como principal fonte de pesquisa e desenvolvem habilidades de navegação mantendo a noção do caminho percorrido através dos hiperlinks. Esses estudantes demonstram ser indivíduos letrados digitalmente o que contribui positivamente nas ações ligadas à vida cotidiana e aos estudos acadêmicos.

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Pubblicato

2022-07-28

Come citare

Ferreira, S. C., Silva, ÁtilaRafael dos S., Suzart, L. C., & Oliveira, F. V. (2022). Ambientes interativos e o letramento digital de discentes na área da saúde. Educação, 47(1), e65/ 1–24. https://doi.org/10.5902/1984644453311