Competências desenvolvidas no processo de formação profissional dos técnicos de enfermagem da região sul do Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644441514

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação baseada em competências, Técnico de Enfermagem

Resumo

Estudo desenvolvido nos cursos Técnicos de Enfermagem da região sul do estado do Rio Grande do Sul, objetivando analisar o processo de formação profissional formal dos futuros técnicos em enfermagem, nesta localidade, se faz por meio do desenvolvimento de competências, assim como conhecer as competências que estão sendo desenvolvidas nestes cursos. O significado sobre desenvolvimento de competências no âmbito educacional e profissional está alicerçado nas ideias de Philippe Perrenoud. A metodologia é uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e caráter descritivo. A coleta dos dados primários foi mediada pela aplicação de instrumento semiestruturado, com perguntas abertas e fechadas, aos discentes e docentes, no segundo semestre de 2018. E os dados secundários foram obtidos através de pesquisa documental. O estudo foi desenvolvido em quatro instituições distribuídas em três municípios, participando 64 discentes e cinco docentes. Os resultados foram extraídos com base no método de análise de conteúdo. Foram encontrados elementos constitutivos que indicam que o processo formativo nestes espaços está alicerçado nas noções de competências de acordo com referencial teórico adotado. Assim, o processo de ensino aprendizagem ao contemplar o desenvolvimento de competências, adquire um sentido mais amplo do que apenas a formação profissional e inserção no mercado de trabalho. Tem como possibilidades a contribuição com a produção de saúde individual, coletiva e pública e formação humana e cidadã de seus integrantes. 

Biografia do Autor

Carla Regina Andre Silva, Instituto Federal de Educação Ciências e Técnologia do Rio Grande do Sul - Campus Rio Grande

Doutora em Enfermagem pelo  Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Rio Grande do Sul, enfermeira do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Rio Grande. Brasil. Integrande do Grupo de Estudos e Pesquisa em Gerontogeriatria, Enfermagem/Saúde e Educação -  GEP-GERON

Deise Lima Righi, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC

Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Rio Grande do Sul, coordenadora do Curso Técnico de enfermagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) de Rio Grande, Brasil. Integrande do Grupo de Estudos e Pesquisa em Gerontogeriatria, Enfermagem/Saúde e Educação -  GEP-GERON

Marlene Teda Pelzer, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Rio Grande do Sul, Brasil. Integrande do Grupo de Estudos e Pesquisa em Gerontogeriatria, Enfermagem/Saúde e Educação -  GEP-GERON

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Silva, C. R. A., Righi, D. L., & Pelzer, M. T. (2021). Competências desenvolvidas no processo de formação profissional dos técnicos de enfermagem da região sul do Rio Grande do Sul. Educação, 46(1), e56/ 1–23. https://doi.org/10.5902/1984644441514