“Eu, quando era pequeno, gostava da escola… de comer na cantina”: perspetiva(s) dos adultos sobre a organização escolar

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644439626

Parole chiave:

Educação e formação, Adultos, Escola.

Abstract

A educação e formação de adultos não se restringe, hoje, a práticas educativas que se definem por relação a um qualquer sistema escolar (ou profissional). Ainda assim, e sendo a aprendizagem transversal às várias dimensões da vida humana e passível de acontecer em distintos contextos sociais, é legítimo que se questionem, por via de um inquérito, 32 adultos analfabetos ou com baixos índices de literacia sobre a perspectiva que perfilham quanto à organização escolar. Porque alguns deles experienciaram essa realidade e precocemente a abandonaram, porque outros têm familiares mais novos a frequentarem a escola, porque todos vivem num espaço/tempo onde tal instituição detém um papel de realce para cada um e para a comunidade. Além disso, com recurso à associação de palavras ou a respostas relativamente breves a partir de questões específicas, torna-se possível ler as representações construídas face ao assunto em discussão –o significado e importância da escola–, por indivíduos com idades compreendidas entre os 28 e os 69 anos, assumindo que as suas dificuldades de literacia serão mais um problema social do que uma deficiência individual.

Biografie autore

Ana Isabel Moreira, CITCEM

CITCEM, Porto, Portugal / Investigadora Integrada

Pedro Duarte, P.Porto-ESE

Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal / Assistente Convidado

Luís Rothes, P.Porto-ESE

Politécnico do Porto, Portugal / Professor Coordenador

Fernando Diogo, P.Porto-ESE

Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal / Professor Coordenador

Riferimenti bibliografici

ADORNO, Theodor. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ALARCÃO, I. Introdução. In: ALARCÃO, Isabel. Escola Reflexiva e Nova Racionalidade. Portoo Alegre: Artmed, 2001, p. 1-14.

AMBRÓSIO, Teresa. Educação e Desenvolvimento - contributo para uma mudança reflexiva da Educação. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 2001.

APPLE, Michael. Ideology and Curriculum. New York | London: Routledge Falmer, 2004.

APPLE, Michael. Can education change society?. New York: Routledge, 2013.

ARAÚJO, Maria José. Crianças ocupadas. Lisboa: Prime Books, 2007.

BELL, Judith. Como realizar um projeto de investigação?. 5. ed. Lisboa: Gradiva, 2010.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 2006.

CANÁRIO, Rui. Educação de Adultos: um campo e uma problemática. Lisboa: Educa, 1999.

CASTRO, Rui; GUIMARÃES, Paula; SANCHO, Amélia. Mutações no campo da educação de adultos. Sobre os caminhos da formação dos educadores. Educar, 29, p. 63-81, 2007.

CORTESÃO, Luísa; DALE, Roger; MAGALHÃES, António. Educação em Portugal: 40 anos após o 25 de abril de 1974. Educação, Sociedade & Culturas, 43, p. 7-9, 2014.

COUTINHO, Clara. Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática. Coimbra: Almedina, 2013.

DEMIRBOLAT, Ayse. The Relationship Between Democracy and Education. UAE: Bentham Science Publishers, 2012.

DENZIN, Nornam; LINCOLN, Yvonna. Manual de investigación cualitativa. Barcelona: Gedisa, 2012.

DEWEY, John. My Pedagogic Creed. The School Journal, New Zealand, 3, p. 77-80, 1897.

DONOVAN, Suzanne; BRANSFORD, John. How students learn: history in the classroom. Washington: National Academies Press, 2005.

FLECHA, Ramón. Educación de las Personas Adultas. Propuestas para los años noventa. Esplugues de Llobergat: El Roure Editorial, 1990.

FLICK, Uwe. Introducing research methodology. Thousand Oaks: Sage Publications, 2015.

FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GIL SAURA, Encarnación. Un ejemplo de uso de la asociación de palabras como técnica de recogida de datos sobre la representación del mundo social. Didáctica de las Ciencias Experimentales e Sociales, Valência, 8, p. 27-52, 1994.

GIROUX, Henry. On Critical Pedagogy. New York: The Continuum International Publishing Group, 2011.

GOODSON, Ivor. Learning, Curriculum and Life Politics. London | New York: Routledge, 2005.

HARGREAVES, Andy; FULLAN, Michael. Professional capital: transforming teaching in every school. New York: Teachers College Press, 2012.

JARVIS, Peter. Adult Education and the State. London: Routledge, 1993.

JARVIS, Peter. Adult Education and Lifelong Learning. New York: Routledge, 2004.

JARVIS, Peter. Globalisation, Lifelong Learning and the Learning Society: Sociological Perspectives. London: Routledge, 2007.

JARVIS, Peter. Democracy, Lifelong Learning and the Learning Society. New York: Routledge, 2008.

KATAYAMA, Roberto. Introducción a la investigación cualitativa: fundamentos, métodos, estrategias y técnicas. Perú: Fondo Editorial de la UIGV, 2014.

KEMMIS, Stephen; EDWARDS-GROVES, Christine. Understanding Education: History, Politics and Practice. Singapore: Springer, 2018.

KEMMIS, Stephen et al. Changing Practices, Changing Education. Singapore: Springer, 2014.

LIMA, Licínio. Educação Não Escolar de Adultos - Iniciativas de Educação e Formação em Contexto Associativo. Braga: Universidade do Minho, 2005.

MANOJLOVIC, Borislava. Education for Sustainable Peace and Conflict Resilient Communities. Gewerbestrasse: Palgrave Macmillan, 2018.

MELO, Alberto. Educação de adultos: conceitos e práticas. In: Silva, Manuela; Tamen, Isabel (Coord.). Sistema de ensino em Portugal. Lisboa: Gulbenkian, 1981, p. 355-382.

MINAYO, Cecília. Investigación Social: Teoría, método y creatividad. Buenos Aires: Lugar Editorial, 2012.

MOREIRA, Ana Isabel. A história de Portugal nas aulas do 2.º ciclo do Ensino Básico: educação histórica entre representações sociais e práticas educativas: Tese de Doutoramento. Espanha: Universidade de Santiago de Compostela, 2018.

NÓVOA, António. As minhas Lições de Escola. In: PEREIRA, Sara (Coord.). Memórias da escola primária portuguesa. Lisboa: Livros Horizonte, 2002, p. 1-2.

ONUORA-OGUNO, Azubike. Development and the Right to Education in Africa. Gewerbestrasse: Palgrave Macmillan, 2018.

PACHECO, José. Para uma teoria curricular de mercado. In: PACHECO, José; ROLDÃO, Maria Céu; ESTRELA, Teresa (Orgs.). Estudos de Currículo. Porto: Porto Editora, 2018, p. 57-88.

PALACIOS, Simón. Manual de Investigación Cualitativa. México: Editorial Fontamara, 2014.

PARASKEVA, João. A diâmica dos conflitos ideológicos e culturais na fundamentação do currículo. Porto: ASA Editores, 2000.

PIRES, Ana. Educação e Formação ao Longo da Vida; análise crítica dos sistemas e dispositivos de reconhecimento e validação de aprendizagens e de competências: Tese de Doutoramento. Lisboa: UNL, 2002.

PRATT, David. Curriculum: Design and Development. New York: Wadsworth Pub Co, 1980.

QUIVY, Raymond; CAMPENHOUDT, Luc. Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva, 2005.

ROBINSON, Ken. Out of Our Minds: Learning to be Creative. West Sussex: Capstone, 2017.

ROTHES, Luís. A Recomposição Induzida do Campo da Educação Básica de Adultos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2009.

SANTOS SILVA, Augusto. Educação de Adultos, Educação para o Desenvolvimento. Rio Tinto: Edições ASA, 1990.

SANTOS SILVA, Augusto; ROTHES, Luís. Educação de Adultos. In: Ministério da Educação. A evolução do sistema educativo e o PRODEP. Lisboa: ME, 1998.

STAKE, Robert. Investigación con estudio de casos. Madrid: Morata, 1999.

STOER, Stephen. Educação como direito: o papel estratégico da educação pública na construção da igualdade e justiça social. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, 22(1), p. 129-151, 2006.

TÁVORA, António; VAZ, Henrique; COIMBRA, Joaquim . A(s) crise(s) da educação e formação de adultos em Portugal. Saber e Educar, Porto, 17, p. 27-40, 2012.

UNESCO. Recommendation on Adult Learning and Education. Hamburgo: Unesco Institute for Lifelong Learning, 2015.

UNESCO. Terceiro Relatório Global sobre Aprendizagem e Educação de Adultos. Brasília: Unesco Institute for Lifelong Learning, 2016.

WAGNER, Wolfgang. Queries about social representation and construction. Journal for the Theory of Social Behavior, New Jersey, 26, p. 95-120, 1996.

YIN, Robert. Applications of case study research. Beverly Hills, CA: Sage Publishing, 1993.

YIN, Robert. Estudo de Caso. Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.

YOUNG, Michael. Teoria do Currículo: O que é e por que é importante. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, 44(151), p. 190-202, 2014.

Pubblicato

2020-08-10

Come citare

Moreira, A. I., Duarte, P., Rothes, L., & Diogo, F. (2020). “Eu, quando era pequeno, gostava da escola… de comer na cantina”: perspetiva(s) dos adultos sobre a organização escolar. Educação, 45(1), e72/ 1–27. https://doi.org/10.5902/1984644439626