Construção das Políticas de Educação de Jovens e Adultos em Pernambuco: qual a racionalidade?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644431856

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Participação Cidadã, Estado Gerencial.

Resumo

Este texto objetiva analisar em que medida a participação cidadã no campo da racionalidade dialógica, permeou a construção coletiva das políticas públicas de educação de jovens e adultos, no período 2012-2015 em Pernambuco. Adota referencial teórico que considera o cidadão no campo da racionalidade dialógica. A pesquisa utiliza a metodologia qualitativa e apresenta como fonte de coleta de dados, entrevistas semiestruturada envolvendo profissionais da educação. A apreciação dos dados utiliza-se da análise de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados indicam que as políticas públicas de educação de jovens e de adultos, se orientam por uma lógica gerencialista, o que enfraquece as possibilidades de diálogo e da participação (Habermas, 2012). A despeito do enfraquecimento da participação, os sujeitos deste campo, por vezes, usam a autonomia na tentativa de reverter a lógica dominante.  

Biografia do Autor

Ana Claudia Dantas Cavalcanti, Universidade de Pernambuco / Campus Mata Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Phd em Educação pela Universidade de Lisboa - Instituto de Educação. Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (1999). Graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1985). Pertence ao quadro de professores à disposição da Universidade de Pernambuco com atuação no Campus Mata Norte nos cursos de na graduação e pós-graduação. Área de conhecimento Ciências Humanas/Educação com ênfase em Políticas Educacionais.

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Publicado

2019-02-07

Como Citar

Cavalcanti, A. C. D. (2019). Construção das Políticas de Educação de Jovens e Adultos em Pernambuco: qual a racionalidade?. Educação, 44, e17/ 1–22. https://doi.org/10.5902/1984644431856

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Artigo Demanda Contínua