Dispositivo de tecnocientificidade e Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644430910

Palavras-chave:

Educação, Dispositivo da tecnocientificidade, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo consistiu em analisar como opera o dispositivo da tecnocientificidade na produção de subjetividades de alunos adultos, em processo de alfabetização. O referencial teórico utilizado situa-se nas formulações de Michel Foucault sobre noções tais como as de dispositivo e subjetivação. O material de pesquisa foi organizado em duas instâncias: a) livros didáticos endereçados à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e b) narrativas geradas em um trabalho pedagógico com uma classe de alfabetização e pós-alfabetização da EJA sobre o uso de tecnologias na contemporaneidade. A análise do material de pesquisa possibilitou inferir que os estudantes desejam se apropriar dos conhecimentos relativos à tecnologia para melhor realizar suas atividades laborais e educacionais, assim como para facilitar a comunicação entre familiares e amigos. Também se posicionam como retardatários em relação à aquisição desses conhecimentos, referenciando os jovens como aqueles que dominam e conseguem lidar com a tecnologia. Isso nos leva a pensar que entre as diferentes estratégicas que conformam o dispositivo da tecnocientificidade está a captura do interesse dos sujeitos escolares para assuntos de ordem tecnocientífica, conduzindo suas condutas e criando o desejo de se sentirem incluídos em nosso mundo maquinocêntrico.

Biografia do Autor

Daiane Martins Bocasanta, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Doutora em Educação (Unisinos), Mestre em Educação (Unisinos), Licenciada em Pedagogia (Unisinos). Atua como professora no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fernanda Wanderer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciada em Matemática (UFRGS), Mestre em Educação (UNISINOS) e Doutora em Educação (UNISINOS).

Gelsa Knijnik, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Doutora em Educação (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

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Publicado

2019-07-15

Como Citar

Bocasanta, D. M., Wanderer, F., & Knijnik, G. (2019). Dispositivo de tecnocientificidade e Educação de Jovens e Adultos. Educação, 44, e52/ 1–20. https://doi.org/10.5902/1984644430910

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Artigo Demanda Contínua