Alunos ensinam professores a ser professores na escola que não é mais escola

Autori

  • Aldo Victorio Filho UERJ
  • Pâmela Souza da Silva UERJ
  • Rodrigo Torres do Nascimento UERJ
  • Victor Junger Silveira UERJ

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644429956

Parole chiave:

Cotidiano escolar, pesquisa pós-qualitativa, método cartográfico.

Abstract

O presente artigo procura apresentar algumas das atuais dificuldades da educação a partir do território de três pesquisas comprometidas com o alargamento da problemática que envolve a relação do ensino e aprendizagem, guardadas em suas complexas particularidades, semelhanças viscerais e distâncias incomensuráveis. Para tanto, partimos da proposta cartográfica na pesquisa em educação como o recurso das propostas pós-qualitativas, além da aplicação convencional da entrevista, individual ou coletiva. Recorrendo ao método da cartografia enquanto modalidade metodológica, a qual põe em questão os recursos investigativos convencionais, assim como afinam as próprias ações cartográficas, aprofundamos nosso envolvimento com o objeto de estudo tomando como campo de investigação algumas escolas de ensino básico que constituem uma mostra de diversidade desses espaços e de seus sujeitos.  Assim acreditamos que tais procedimentos e perspectivas alcançam algumas das imagens inequívocas dos desafios decorrentes das condições e condicionantes do ensino básico em face dos contrastes entre o que preserva como tradição e o que lhe atravessa como fruto inédito da atualidade.

Biografie autore

Aldo Victorio Filho, UERJ

Graduado em Gravura pela Escola de Belas Artes UFRJ e Licenciado em Educação Artística. Mestre e Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Professor visitante da Facultad de Belles Arts da Universitat de Barcelona Professor associado, Coordenador do curso de Licenciatura em Artes Visuais Docente do Programa de pós-graduação em Artes - PPGARTES e do Programa de pós-graduação em Educação - PROPED ambos da UERJ Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Culturais em Educação e Arte: Linha de Pesquisa Juventude Líquida: estética/educação/acontecimento - UERJ/UFRRJ; Coordenador da Unidade de Desenvolvimento Tecnológico : Laboratório de Ensino da Arte (Instituto de Artes da UERJ) e Projeto Saúde e Arte (Unidade de Psiquiatria do Hospital Universitário Pedro Ernesto- UERJ) Pesquisador do Grupo de Pesquisa Cotidiano Escolar e Currículo - UERJ, Linha de Pesquisa Práticas curriculares cotidianas e emancipação social e do Grupo de Pesquisa Cultura Visual e Educação - UFG. Bolsista "Jovem cientista do nosso estado" FAPERJ e Procientista UERJ.

Pâmela Souza da Silva, UERJ

Graduada e licenciada em História da Arte pelo Instituto de Artes da UERJ. Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Professora de Artes Visuais na SMERJ.

Rodrigo Torres do Nascimento, UERJ

Bacharel e licenciado em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), especialista em Gênero e Sexualidade pelo Instituto de Medicina Social da Uerj em parceria com o Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos e Mestre em Arte e Cultura Contemporânea pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Uerj. Atua no Grupo de Pesquisa Estudos Culturais em Educação e Arte - Linha de Pesquisa Juventude Líquida: estética/educação/acontecimento - (Uerj/Ufrrj), no GENI - Grupo de Estudos em Gênero, Sexualidade e(m) Interseccionalidades na Educação e(m) Saúde (Uerj) e na Unidade de Desenvolvimento Tecnológico: Laboratório de Ensino da Arte (Uerj). Professor de Artes Visuais da Educação Fundamental ao Ensino Médio no Instituto Marcos Richardson (IMR) e oferece oficinas pedagógicas pelo Programa de Iniciação Acadêmica (PROINICIAR) da Uerj.

Victor Junger Silveira, UERJ

Possui graduação em Pedagogia (UNIRIO). Completou o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGARTES/UERJ), onde foi bolsista CAPES.

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Pubblicato

2017-12-28

Come citare

Victorio Filho, A., da Silva, P. S., do Nascimento, R. T., & Silveira, V. J. (2017). Alunos ensinam professores a ser professores na escola que não é mais escola. Educação, 42(3), 597–614. https://doi.org/10.5902/1984644429956

Fascicolo

Sezione

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