<b>Dois grupos de pesquisa... falas convergentes... imaginários que se aproximam</b>

Autores

  • Valeska Fortes de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Lúcia Maria Vaz Peres Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Palavras-chave:

Research groups, Imaginary, Symbolic, Education, Memory.

Resumo

Nosso projeto, ao organizar o texto a quatro mãos, materializou um desejo, através da escrita, de explicitar duas trajetórias que se encontram no território do simbólico e nos caminhos do imaginário, mostrando inscrições teóricas de dois grupos de estudos, pesquisas e formação o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (Gepeis) e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Imaginário, Educação e Memória (Gepiem), no espaço da educação. Mostramos, inicialmente, a constituição dos grupos inscritos em espaços institucionais distintos. O lugar do imaginário nos dois grupos e nossas aproximações e referências são analisados num segundo momento do texto. Na perspectiva de não finalizarmos essa escrita, mas de abrir outras, elegemos um terceiro momento, no qual mostramos contribuições e conversas em um processo “para não concluir”, através das múltiplas aprendizagens realizadas e que ainda projetamos realizar por meio de ações criativas e criadoras movimentadas nos imaginários grupais.

Palavras-chave: Grupos de pesquisa. Imaginário. Simbólico. Educação. Memória.

Downloads

Como Citar

Oliveira, V. F. de, & Peres, L. M. V. (2009). <b>Dois grupos de pesquisa. falas convergentes. imaginários que se aproximam</b>. Educação, 34(3), 453–472. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1608

Edição

Seção

Dossiê: Imaginário e Educação