<b>Memórias de professoras: a história de vida de Helena Ferrari Teixeira</b>
Palavras-chave:
Life History, Teatching knowledge, Memory.Resumo
Conhecer e analisar a História de Vida de uma professora bastante singular, e de significativa importância para a História das Mulheres no Brasil, na Educação e na Política, são alguns dos objetivos desta pesquisa. Para (re)construirmos sua História, adotamos uma metodologia qualitativa, baseada no Método Biográfico Histórias de Vida na modalidade Oral, se alicerçando também em outras formas de documentação tais como jornais, fotografias, depoimentos e outras pesquisas já realizadas. Dessa investigação, primeiramente resultam algumas entrevistas com a colaboradora, que estão sendo transcritas, analisadas e discutidas, à luz de variados referencias teóricos, como Gênero, Memória, História Oral, Saberes etc. A (re) construção da História de Vida de Helena Ferrari Teixeira, a primeira mulher do Legislativo Santa-Mariense, e com grandes possibilidades de ser também a primeira mulher do Legislativo Brasileiro, que se inseriu, formalmente na política no ano de 1951, permanecendo no mesmo por três mandatos consecutivos. Encontramos, também, nos arquivos familiares e/ou públicos um número razoável de documentos e fotografias da professora. Algumas considerações já podem ser apontadas com base nas primeiras pesquisas documentais, que realizamos o que esta nos proporcionando uma possibilidade de perceber e compreender nossa personagem principal, nos seus respectivos lugares sociais. Olhar os saberes da docente Helena Ferrari proporciona ressignificar os lugares e espaços vividos pelos professores em diferentes épocas. A partir disso, acredito que, olhar os saberes cotidianos dos docentes, neste caso de D. Helena, ajuda-nos numa ressignificação de nossos próprios saberes e práticas profissionais.Palavras-chave: História de Vida. Saberes Docentes. Memória.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________