<b>Um olhar crítico ao ensino superior: inovações necessárias aos interesses da sociedade em movimento</b>

Autores

  • Maria Magália Giacomini Benini
  • Valeska Fortes de Oliveira

Resumo

Embasado no conhecimento produzido pelas instituições de ensino superior, pode-se imaginar possíveis inovações para atender os interesses advindos das diferenças sociais. A concepção de imaginar corresponde ao que é necessário produzir, estimulando a criação de possibilidades inovadoras, que contemple desejos e representações da sociedade em movimento no viés da diversidade do olhar. As novas significações e possibilidades estão inseridas em espaços/tempos novos, configurados na construção de novos sujeitos, que fazem história humana. Dessa forma, criar dispositivos inovadores de articulação teórico/ práticos, dentro e fora da sede acadêmica, é uma assertiva imprescindível. Nos dizeres de Lucarelli (2005), os espaços e os tempos modificam-se, e as inovações são precisas, pois o ensino superior deve acompanhar a demanda externa. Seguindo essa linha de pensamento, talvez, a proposta de articulação do conhecimento para além da academia, com projetos e metodologias peculiares, contemple os interesses societais remetidos ao ensino superior. Este artigo apresenta uma discussão do contexto histórico e da pedagogia universitária, apontando para uma interlocução entre pesquisadores que pensam a inovação universitária como caminho emergente às necessidades da atual sociedade.

Palavras-chave: Ensino Superior. Metodologias Inovadoras. Saberes Docentes.

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Como Citar

Benini, M. M. G., & Oliveira, V. F. de. (2007). <b>Um olhar crítico ao ensino superior: inovações necessárias aos interesses da sociedade em movimento</b>. Educação, 32(1). Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/664

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