Adoecimento Docente: construção do estado do conhecimento
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644491958Mots-clés :
Estado do Conhecimento, Adoecimento Docente, Precarização do Trabalho, NeoliberalismoRésumé
Este artigo tem como objetivo apresentar o método do Estado do Conhecimento, cujo o referencial teórico são Morosini e Fernandes (2014) e Morosini, Kohls-Santos e Bittencourt (2021), elaborado para o empreendimento de uma investigação realizada em um Curso de Doutorado de um Pós-Graduação em Educação sobre o Adoecimento Docente. Inicialmente, detalhamos o que é a metodologia do Estado do Conhecimento e as etapas da sua construção, na sequência, mostramos como nós a utilizamos e as teses e dissertações selecionadas. A partir das reflexões suscitadas pela análise dos trabalhos, expomos a tessitura que subsidia a tese por nós defendida que interrelaciona os seguintes assuntos: Neoliberalismo/Capitalismo, Precarização/Intensificação do Trabalho dos Professores e Adoecimento/Mal-estar Docente. E dessa forma concluímos que é possível confirmar a nossa ideia de que as concepções contidas nas políticas públicas educacionais, propostas por órgãos regidos pelo neoliberalismo, os quais por meio de suas orientações precarizam e intensificam o trabalho docente, potencializam o adoecimento docente.
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