Enfermedad Docente: construcción del estado del conocimiento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644491958

Palabras clave:

Estado del Conocimiento, Enfermedad Docente, Precariedad Laboral, Neoliberalismo

Resumen

Este artículo tiene como objetivo presentar el método del Estado del Conocimiento, cuyo marco teórico es Morosini y Fernandes (2014) y Morosini, Kohls-Santos y Bittencourt (2021), desarrollado para la realización de una investigación realizada en el Curso de Doctorado de Posgrado en Educación sobre la Enfermedad Docente. Inicialmente detallamos qué es la metodología del Estado del Conocimiento y las etapas de su construcción, luego mostramos cómo la utilizamos y las tesis y disertaciones seleccionadas. A partir de las reflexiones suscitadas por el análisis de los trabajos, presentamos el marco que sustenta la tesis que defendemos, que interrelaciona los siguientes temas: Neoliberalismo/Capitalismo, Precariedad/Intensificación del Trabajo Docente y Enfermedad/Malestar Docente. Y así concluimos que es posible confirmar nuestra idea de que los conceptos contenidos en las políticas públicas educativas, propuestas por organismos regidos por el neoliberalismo, que a través de sus directrices precarizan el trabajo docente e intensifican, incrementan la enfermedad docente.

Biografía del autor/a

Neslei Noguez Nogueira, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Professora e pesquisadora do IFSul-CaVG, graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL, 2009), mestre em Engenharia Oceânica pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG, 2011) e mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL, 2018).

Denise Nascimento Silveira, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (1981) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2002). Doutorado em Educação pelo PPGE da UNISINOS (2008). Realizou Estágio Pós-doutorado na Universidade do Porto em Portugal, no período de abril de 2018 até março de 2019. Atualmente é Professora Associada, no regime de Dedicação Exclusiva na Universidade Federal de Pelotas, no Instituto de Física e Matemática. Aposentada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Pelotas-RS, integrando o grupo de pesquisa sobre Formação Docente. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de ciências e matemática, estágios, educação. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática Mestrado Profissional da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas , do Programa de Pó-Graduação em Educação do Instituto Federal Sul-rio-grandense-Campus Pelotas-RS e Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Atuou como pesquisadora e lider na UFPel do grupo de pesquisa da PUC-RS - Formação de Professores, Licenciaturas e Práticas Pedagógicas. Realizou estágio de doutoramento em Portugal na Universidade do Porto com orientação do Prof.Dr. José Alberto de Azevedo e Vasconcelos Correia. Coordenadora do OBEDUC - Programa Observatório da Educação/CAPES/INEP, com Projeto "Interface Universidade e Educação básica: possibilidades inovadoras e qualidade do ensino", ligado ao PPGECM/FaE/UFPel. Foi Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática da UFPel de setembro/2011 até junho/2014. Chefe do Departamento de Educação Matemática desde junho de 2019. Suplente junto ao CONSUN - Conselho Universitário - dos representantes dos Coordenadores dos Cursos de Graduação - Área de Ciências Exatas. Representante do Núcleo das Licenciaturas junto ao Comitê Gestor/UFPel. Atuou como representante na UFPel junto ao PARFOR, no ano de 2013.

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Publicado

2025-11-06

Cómo citar

Nogueira, N. N., & Silveira, D. N. (2025). Enfermedad Docente: construcción del estado del conocimiento. Educación, 50(1), e139/1–26. https://doi.org/10.5902/1984644491958