O fundamento docente em contabilidade e legislação ambiental no Mato Grosso do Sul
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644486859Mots-clés :
Educação ambiental, Desenvolvimento sustentável, Normas ambientaisRésumé
A questão ambiental é uma preocupação que perpassa diferentes ciências e seu estudo e compreensão é importante para buscar resolver os diferentes problemas causados pelas ações antrópicas. Neste sentido, uma educação de qualidade é fundamental para preparar os futuros profissionais para enfrentar os temas ambientais, buscando a melhoria da qualidade de vida e conservação dos recursos naturais. As Ciências Contábeis não fogem deste processo, por trabalharem diretamente com custos de operações que impactam diretamente no ambiente. Deste modo objetivou-se verificar o nível de conhecimento do docente sobre a contabilidade e a legislação ambiental, utilizando-se a aplicação de um questionário estruturado online, dirigido a docentes de instituições de ensino superior com curso presencial na área de Ciências Contábeis no estado de Mato Grosso do Sul. Os resultados indicaram que os docentes que ministraram matérias relacionada a temática possuem conhecimento parcial na contabilização e estrutura das demonstrações contábeis, relacionado a legislação ambiental. Essas respostas indicam ser importante a grade curricular dos cursos incluírem matérias relacionadas a Contabilidade Ambiental, entre outras, pois atualmente existem somente matérias optativas, não obrigatórias. Estas mudanças podem levar a um avanço na Ciência Contábil, com relação à proteção ambiental, atualizando o conhecimento docente e tornando-os mais abrangentes, o que permitirá melhor ação dos futuros profissionais, em relação à temática ambiental, pois atualmente o maior nível de conhecimento docente está relacionado a estrutura do balanço patrimonial.
Références
ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. ABNT NBR ISO 14001:2015:
sistema de gestão ambiental: requisitos com orientações para uso. Rio de Janeiro:
ABNT 2015. Disponível em: https://www.ipen.br/biblioteca/slr/cel/N3127.pdf. Acesso
em: 13 mar. 2022. ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. ABNT NBR ISO 14004:2018:
sistema de gestão ambiental: diretrizes gerais para implementação. Rio de Janeiro:
ABNT 2018.Disponível em:
Educação | Santa Maria | v. xx |20xx
Available at: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao
ISSN: 1984-6444 | http://dx.doi.org/10.5902/19846444xxxxx
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4975832/mod_folder/content/0/NBRISO1400
%20.pdf. Acesso em: 13 mar. 2022. BERNARDES, Júlia Adão; FERREIRA, Francisco Pontes de Miranda. Sociedade e
Natureza. In: CUNHA, Sandra Baptista; GUERRA, Antônio José Teixeira. (Orgs.). A
questão ambiental: diferentes abordagens. 3 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2023. p. 17-80. BRASIL. Casa Civil. Lei n.º 11.516 de 28 de agosto de 2007. Cria o Instituto Chico
Mendes da Biodiversidade (ICMBIO). Diário Oficial [da] República Federativa do
Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 2007. Disponível em
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Lei/L11516.htm. Acesso
em: 27 jun. 2020. BRASIL. Casa Civil. Lei n.º 12.305 de 02 de agosto de 2010. Dispõe sobre a Política
Nacional de Resíduos Sólidos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 2010. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/ato20072010/2010/lei/l12305.htm. Acesso em: 16 jun. 2022. BRASIL. Casa Civil. Lei n.º 6.404 de 15 de dezembro de 1976. Dispõe sobre a
sociedade por ações. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder
Executivo, Brasília, DF, 1976. Disponível em
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/6404compilada.htm. Acesso em: 20 abr. 2019. BRASIL. Casa Civil. Lei n.º 6.938 de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política
Nacional para o Meio Ambiente. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 1981. Disponível em
www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6938compilada.htm. Acesso em: 27 nov.2023. BRASIL, Casa Civil. Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as
diretrizes e as bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República
Federativa do Brasil, Brasília, DF, 1996. Disponível em
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 31 out. 2023. CFC. Conselho Federal de Contabilidade. Resolução n.º 1003 de 2004 com vigência
a partir de 1 de janeiro de 2006. Aprova a NBC T 15 Informações de natureza
ambiental e social. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF:
Disponível em www.cfc.org.br. Acesso em: 31 jan. 2022. CFC. Conselho Federal de Contabilidade. Minuta da Norma NBC TE XXX –
Interação da Entidade com o Meio Ambiente. Diário Oficial [da] República
Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2023. Disponível em www.cfc.org.br. Acesso em
out. 2023. Educação | Santa Maria | v. xx |20xx
Available at: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao
ISSN: 1984-6444 | http://dx.doi.org/10.5902/19846444xxxxx
CONAMA. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Ministério do Meio Ambiente. Resolução n.º 1 de 23 de janeiro de 1986. Diário Oficial [da] República Federativa
do Brasil, Brasília, DF, 1986. Disponível em:
https://www.ibama.gov.br/sophia/cnia/legislacao/MMA/RE0001-230186.PDF. Acesso
em: 13 mar. 2022. COSTA, Gleimiria Batista; FLORES, Josmar Almeira; FLORES, Cintia Rosina. Contabilidade Ambiental: implantação e implementação no cenário brasileiro. Revista Espacios, Caracas, v. 38, n. 53, p. 1-18, 2017. Disponível em:
https://www.revistaespacios.com/a17v38n53/in173853.html. Acesso em: 28 jan. 2024. CUNHA, Sandra Baptista; GUERRA, Antônio José Teixeira. (Org.). A questão
ambiental: diferentes abordagens. 3 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. FERREIRA, Araceli Cristina de Sousa. Contabilidade Ambiental - uma informação
para o Desenvolvimento Sustentável. 3 ed. São Paulo: Editora Atlas. 2011. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de Pesquisa. 6 ed. São Paulo:
Editora Atlas, 2017. GRI. Global Reporting Initiative. How to use GRI standards. Resource Center. Amsterdam: GRI, 2020. Disponível em: https://www.globalreporting.org/how-o-usethe-gri-standards/resource-center/?g=91a9ffab-d866-4247-b38f- 98bea5b47fc7&id=7363. Acesso em: 24 jan. 2022.
IMPERATORE, Simone Loureiro Brum. Contabilidade Ambiental e Social. Canoas:
Universidade Luterana do Brasil, 2016.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2022. Brasília: INEEP, 2022. Disponível em:
https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/institucional/dados-revelam-perfil- dos-professores-brasileiros. Acesso em: 28 jan. 2024. KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira. Contabilidade Ambiental como sistema de
informações. Contabilidade Vista & Revista, Belo Horizonte, v. 12, n. 3, p. 71-92, 2001. Disponível em:
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/184. Acesso em: 26 out. 2023. KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira. Contabilidade Ambiental o passaporte para a
competitividade. Revista Catarinense da Ciência Contábil, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 15-40, 2002. Disponível em http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v1n1p25-40. Acesso em: 27 out. 2023. KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira. Passivo ambiental. Brasil, 2008. Disponível
em https://doceru.com/doc/n5xc0c0. Acesso em: 18 dez. 2023. Educação | Santa Maria | v. xx |20xx
Available at: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao
ISSN: 1984-6444 | http://dx.doi.org/10.5902/19846444xxxxx
MACIEL, Carolina Veloso et al. Contabilidade Ambiental: um estudo exploratório
sobre o conhecimento dos profissionais de contabilidade. Revista Contemporânea
de Contabilidade, Florianópolis, v. 1, n. 11, p. 137-158, 2009. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2009v6n11p137
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de
Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Editora Atlas S/A, 2003. MARTINS, Eliseu et al. Manual de Contabilidade Societária. 2 ed. São Paulo:
Editora Atlas S/A, 2013. ONU. Organização das Nações Unidas. Programa das Nações Unidas para o Meio
Ambiente. Contabilidade Ambiental: as contas econômicas ambientais e seu papel
nas auditorias sobre biodiversidade e outros tópicos de meio ambiente e
sustentabilidade. Nairobi-Quênia: 2021. Centro de Monitoramento da Conservação
Mundial do programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Disponível em:
https://www.unep.org/pt-br/resources/relatorios/contabilidade-ambiental. Acesso em
nov. 2023. PIMENTA, Clóris Patricia. O papel da contabilidade ambiental, a importância da
conscientização das empresas para um desenvolvimento sustentável: estudo de
caso da empresa Ypê. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE PRODUÇÃO
CIENTIFICA CESUMAR, 2009, Maringá. Anais eletrônicos... Maringá: CESUMAR, 2009. p. 1-5. Disponível em http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5617. Acesso em: 08 nov. 2023. PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do Trabalho
Científico – métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo
HamburgoUniversidade Feevale, 2013. RECH, Rose Aparecida Colognese; BOFF, Eva Teresinha de Oliveira. A
Constituição da identidade docente e suas implicações nas práticas educativas de
professores de uma universidade comunitária. Revista Brasileira de Estudos
Pedagógicos, Brasília, v. 102, n. 262, p. 642-667, 2021. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102i262.4177
RIBEIRO, Maisa de Souza. Custeio das atividades de natureza ambiental. 1998. Tese (Doutorado em Contabilidade) Faculdade de Economia, Administração e
Contabilidade. Universidade de São Paulo, São Paulo. RIBEIRO, Maisa de Souza; LISBOA, Lazaro Placido. Passivo Ambiental. In:
CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE, XVI. 2000, Goiânia. Anais... Goiânia, UFG, 2000. p. 35-35. Disponível em: http://producao- acad.fea.usp.br/PPGCC_D/PB-28.html. Acesso em: 27 out. 2023.
Educação | Santa Maria | v. xx |20xx
Available at: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao
ISSN: 1984-6444 | http://dx.doi.org/10.5902/19846444xxxxx
ZANIRATO, Silvia Helena; ROTONDARO, Tatiana. Consumo, um dos dilemas da
sustentabilidade. Estudos Avançados, São Paulo, v. 30, n. 88, p. 77-92, 2016. https://doi.org/10.1590/S0103-40142016.30880007
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Educação 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________