O modelo de rotação por estações na área de Ciências da Natureza: uma revisão de literatura entre 2017 e 2024
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644485194Mots-clés :
Ensino híbrido, Rotação por Estações, Educação BásicaRésumé
O modelo de Rotação por Estações (RpE) permite que em uma única aula, o estudante entre em contato com diferentes formas de aprender. Possibilitando ao professor assumir o papel de mediador e ao estudante o papel de protagonista no processo de ensino aprendizagem. Baseado em uma revisão de literatura, o presente estudo discute como a modalidade de RpE tem sido abordada na sala de aula, da Educação Básica, na área de Ciências da Natureza, de acordo com as produções publicadas entre 2017-2024 na base de dados Scielo, no motor de busca Google Acadêmico, na biblioteca virtual Periódicos CAPES e nos repositórios Catálogo de Teses e Dissertações e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, através da busca do conector “rotação por estações”. As bases de dados consultados no periódicos CAPES, estão descritas no tópico Resultados. No intuito de responder às perguntas de como a metodologia vem sendo desenvolvida dentro da sala de aula, quais estratégias estão sendo aplicadas, qual nível de ensino e quais disciplinas.Na primeira etapa ocorreu a leitura de todos os títulos, palavras-chaves, e resumo dos trabalhos encontrados. Na segunda etapa, ocorreu a leitura completa dos 41 trabalhos selecionados. Os resultados indicam que a metodologia vem sendo desenvolvida tanto isoladamente, como em conjunto com outras estratégias, principalmente em conjunto com a sequência didática. Em diferentes níveis de ensino e de disciplinas. Sendo que as atividades predominantes na RpE são vídeos, atividades práticas/experimentos, e textos. Percebe-se que se trata de uma metodologia que ainda necessita de mais estudos e espera-se que este trabalho seja um incentivador para futuras pesquisas.
Références
ALMEIDA, Bruna Mainel; ROCKENBACH, Lara Colvero; FRIZZO, Leticia Rosa. Gamificação e realidade aumentada: uma alternativa para auxiliar no processo de ensino-aprendizado. In: LIMA, Ana Paula Santos de; BATISTA, Lindsai Santos Amaral; ROBAINA, José Vicente Lima (Org.). Metodologias ativas no ensino de ciências: teoria e prática. 2. ed. Santa Maria: Arco Editores, 2023, p 53-92.
BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2015.
BACICH, Lilian; MORAN, José. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, nº 25, p. 45-47, junho, 2015.
BACICH, Lilian; MORAN, José; FLORENTINO, Elisangela. Educação Híbrida: Reflexões para a educação pós- -pandemia. Políticas Educacionais em Ação, n° 14, p. 1-13, abr, 2021.
BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de Aula Invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2020.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 1. ed. Portugal: Porto, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2018
CAMARGO, Fausto. Por que usar metodologias ativas de aprendizagem?. In: CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie (Org.). A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2018
CARDOSO, Tereza; ALARCÃO, Isabel; ANTUNES, Celorico J. Revisão da literatura e sistematização do conhecimento. Porto: Porto, 2010.
DAROS, Thuinie. Metodologias ativas: aspectos históricos e desafios atuais. In: CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie (Org.). A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2018
HORN, Michael B.; STAKER, Heather. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2015.
MACEDO, Renata Mourão. Direito ou privilégio? Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 34, n. 73, p. 262-280, Agosto. 2021.
MIRANDA, Kacia Kyssy Câmara de Oliveira; LIMA, Alzenir da Silva; OLIVEIRA, Valeska Cryslaine Machado de; TELLES, Cinthia Beatrice da Silva. Aulas remotas em tempo de pandemia: desafios e percepções de professores e alunos. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CONEDU, VII, 2020, Campina Grande. Anais... Campina Grande: Realize Editora, 2020.
MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora. 1. ed. São Paulo: Penso, 2018.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. Ensino remoto ou ensino a distância: efeitos da pandemia. Estudos Universitários, Recife, v. 37, p. 58-70, dez. 2020.
SILVA, Cristine Roman Cardoso de Araujo; ROBAINA, José Vicente Lima. O estado da arte das questões sociocientíficas no período de 2014 - 2018. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 9, n. 1, 2020.
ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Catégories
Licence
(c) Tous droits réservés Educação 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________